Cidades da região serrana terão curso de gestão na área cultural

friburgo
Fotos: Nova Friburgo Agora / G1.

No dia 30 de março de 2015, foi realizado em Santa Maria Madalena o Fórum Serrano de Gestores de Cultura, contando com participação de gestores de Nova Friburgo, Macuco, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Trajano de Moraes, Sumidouro, Piraí e Guapimirim. Entre outros assuntos, foi discutido a realização de um curso de gestão semipresencial, chancelado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Representante da Secretaria Estadual de Cultura, Cleise Campos também se fez presente no Fórum, explanando acerca das políticas da secretaria, principalmente sobre a disponibilização de recursos para comprar um kit de equipamentos que serão doados aos municípios, e a realização do curso semipresencial, com nível pós-lato sensu (especialização) para quem possuir graduação, e nível de extensão para os não graduados. O curso terá duração de 180 aulas, e será disponibilizado para 45 municípios do Rio de Janeiro, chegando a um total de 750 estudantes.

Cleise Campos falou ainda da  obrigatoriedade dos municípios cumprirem as metas do “CPF da Cultura”(Conselho de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura), que segundo ela são peças que compõem o Sistema Municipal de Cultura. O prazo para a concretização dos planos de cultura na primeira fase ainda será estipulado.

Na mesma reunião, também foi proposto a realização de um seminário sobre economia da cultura, com uma pesquisa regional acerca do consumo cultural das cidades da região serrana. A proposta será analisada pelos municípios após consolidada a ação de encerramento dos planos municipais de cultura, para ser então encaminhada à Secretaria de Estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress