Com 15 casos suspeitos, Campos implanta Centro de Combate ao Coronavírus CCC vai disponibilizar leitos de UTI e começa a funcionar ainda nesta semana; Prefeitura esclareceu que o município possui kits para testagem da Covid-19

CCC vai disponibilizar leitos de UTI e começa a funcionar ainda nesta semana; Prefeitura esclareceu que o município possui kits para testagem da Covid-19

Fotos: SupCom

O prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz anunciou na tarde deste domingo (22/03), a implantação do Centro de Combate ao Coronavírus (CCC). O centro funcionará no prédio novo da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos (SPBC). A ação faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo Gabinete de Crise da Prefeitura de Campos. O CCC vai disponibilizar leitos de UTI e começa a funcionar ainda nesta semana. Equipes da Prefeitura estão há mais de uma semana trabalhando no planejamento do centro. “Já adotamos diversas medidas, como os vários decretos publicados para evitar aglomerações, garantindo o isolamento social, que é o mais importante neste momento. Adquirimos e já recebemos uma grande remessa de EPIs para os profissionais da área da saúde e estabelecemos as unidades referenciadas para o atendimento inicial. Toda a equipe do Gabinete de Crise vem se empenhando para adotar as medidas necessárias, estamos em contato constante com o Ministério Público. Lamentamos que quando a união é extremamente importante, algumas pessoas se valem de um momento delicado para espalhar fake news, disseminando pânico entre as pessoas” ressaltou o prefeito. (continua após a publicidade)

A Diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, a infectologista Andréya Moreira, ressaltou que o CCC será destinado a pacientes sendo necessária a confirmação do diagnóstico. A Prefeitura de Campos recebe do Governo do Estado os kits para a realização da testagem e mantém o atendimento inicial nas unidades de referência: Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Guarus, São José (Goitacazes), e de Travessão e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Pessoas que apresentarem sintomas leves devem permanecer em casa, em isolamento. As que tiverem sintomas de moderados a grave devem buscar as unidades referenciadas pela Prefeitura.

Foto: Reprodução

A Prefeitura esclareceu ainda que recebeu 30 kits para testagem do COVID-19 e há 12 disponíveis no momento. A reposição é feita de acordo com a necessidade. O material coletado é encaminhado para o LACEN, laboratório de referência no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura, não há casos confirmados de coronavírus em Campos. A Vigilância em Saúde notificou 15 casos suspeitos, sendo que cinco pacientes estão internados em estado grave. Os demais continuam em isolamento domiciliar.

Mais do SFn