Com pedaços de piso, madeira e cordas, menino monta a própria lira em São Fidélis

Através do que ouvia em vídeos na internet, Lázaro batia nos pedaços de piso e analisava qual nota musical cada um representava
Fotos: Reprodução

O talento de um menino de 12 anos, morador do Recanto da Penha em São Fidélis, chamou a atenção de centenas de pessoas em uma rede social nos últimos dias. Utilizando materiais inusitados, como pedaços de pisos, madeira e corda, ele montou sua própria lira, instrumento muito utilizado por bandas marciais.

Orgulhosa do irmão, Dhara da Silva contou em entrevista ao SF Notícias que Lázaro sempre teve interesse por instrumentos musicais e que a lira não foi o único que ele montou sozinho. “Ele primeiro criou uma bateria, que hoje não existe mais, mas ele mesmo criou com baldes velhos, tampas de panelas, com o que ele foi encontrando. Aí depois veio o interesse pela lira, que ele viu nos ensaios da escola. Aí achou interessante e começou a criar. Ele monta vários instrumentos com sucata. Esses dias ele montou até um trombone.” – relata.

Continua após o vídeo

Segundo ela, Lázaro utilizou materiais que restaram de obras, e através do que ouvia em vídeos na internet ia batendo em cada pedaço de piso e analisando qual nota musical seria aquela. Tudo isso somente através da audição e sem ajuda de ninguém.

“Ele nunca tocou, nunca fez aula de música. É um dom mesmo, ele tem um dom, de ouvir e conseguir tocar, e criar instrumentos. Ele montava depois da escola, montava e desmontava até dar certo. Ficamos impressionados com tamanha inteligência” – conta Dhara.

O vídeo publicado em uma rede social foi ideia da vizinha Rose Stellet, que sempre o via tocando. Nele Lázaro toca um trecho de uma música e mostra o instrumento. Sobre a repercussão que a história teve, Dhara diz que a família ficou surpresa.

Com centenas de compartilhamentos, a publicação chegou até a Polícia Militar e nesta terça-feira (28/05) Lázaro será recebido na sede do 8º BPM pelo comandante Coronel Ibiapina, juntamente com músicos da banda do batalhão e alunos do Projeto Oficina de Música. Ele será presenteado com uma lira de 25 teclas.

Dhara diz que o irmão ficou muito feliz. “É muito bom porque ele merece, é um menino sonhador, inteligente, esforçado. Ele quer ser um grande músico, quer aprender pra ensinar. Ele merece muito, peço muito a Deus que isso repercuta, que vá longe, porque ele merece demais” – finaliza.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress