Com série de medidas, TRE-RJ visa garantir maior conforto ao eleitor no 2º turno e reduzir chances de filas

Organização das seções eleitorais, evitando instalar mais de uma seção na mesma sala e treinamento de mesários são algumas das iniciativas que serão implementadas
Fotos: SF Notícias

Após uma avaliação das eleições no primeiro turno no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou uma série de medidas para garantir maior conforto ao eleitor no 2º turno e reduzir as chances de filas como as que se formaram em diversos pontos do país no último dia 7. Segundo o TRE-RJ, devido ao menor número de candidatos e à maior familiaridade dos eleitores com os locais de votação, a tendência é de que a votação no segundo turno transcorra de forma mais tranquila.

Treinamento de mesários – Eles receberão um novo treinamento, com foco nas orientações sobre procedimentos relacionados à identificação biométrica e à organização de prioridades na fila. Uma nova cartilha, elaborada pela Corregedoria Regional Eleitoral, trará informações sobre questões como a assinatura, no caderno de votação, de todos os eleitores, bem como a proibição de qualquer manifestação política por parte dos mesários. O quantitativo de quatro mesários por seção eleitoral foi mantido.

Reorganização de seções eleitorais – As zonas eleitorais de todo o estado deverão evitar, sempre que possível, instalar mais de uma seção eleitoral na mesma sala, ou ao menos reduzir a quantidade de seções em um mesmo espaço. O TRE-RJ orienta, ainda, que não seja formada uma fila única para mais de uma seção eleitoral.

Reforço na sinalização nos locais de votação – Cartazes na entrada dos locais de votação trarão informações sobre as seções eleitorais e eventuais mudanças na numeração das seções. Da mesma forma, haverá sinalização nos prédios que funcionaram como locais de votação no pleito de 2016 mas não são mais utilizados pela Justiça Eleitoral, com indicação do novo endereço ao qual os eleitores devem se dirigir.

Apoio de servidores da sede do TRE-RJ nos locais de votação – Nos locais onde foram identificadas filas no primeiro turno haverá reforço de servidores da sede do TRE-RJ com experiência de atuação em eleições anteriores. Eles auxiliarão na organização das filas e no esclarecimento de dúvidas dos eleitores, entre outras funções.

Divulgação de informações aos eleitores – Além dos cartazes de sinalização das seções eleitorais, também será afixado nos locais de votação material de divulgação alertando sobre a importância de o eleitor aguardar a foto de seu candidato antes de digitar a tecla “confirma”, bem como sobre o aproveitamento dos dados biométricos dos eleitores que possuem carteira de identidade emitida pelo Detran-RJ.

Fotos: Reprodução

Identificação biométrica – No primeiro turno, cerca de 3,2 milhões de eleitores que tiveram seus dados aproveitados a partir do banco de identificação civil do Detran-RJ foram identificados biometricamente. Com a validação do TSE, esses eleitores não precisarão comparecer futuramente a um cartório eleitoral para realizar o cadastro. O TRE-RJ destaca que, no segundo turno, esses eleitores, bem como aqueles que já fizeram o cadastro na Justiça Eleitoral, serão novamente identificados por meio de suas digitais no momento da votação. Caso as digitais não sejam reconhecidas após quatro tentativas, o mesário liberará o acesso do eleitor à urna eletrônica.

Fake News – O TRE-RJ avalia que, no primeiro turno, a grande circulação de notícias falsas com denúncias infundadas sobre as urnas criou um clima de desconfiança e prejudicou o trabalho em algumas seções eleitorais, contribuindo, inclusive, para a ocorrência de filas. Nesse sentido, a Justiça Eleitoral fluminense orienta os eleitores para que, antes de compartilhar qualquer informação, confirmem sua veracidade. Para isso, existem diversas agências de checagem respeitadas, além dos próprios sites e perfis nas redes sociais dos TREs e do TSE, que , inclusive, criou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro sobre as “fake news” que vêm sendo disseminadas: www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/esclarecimentos-sobre-informacoes-falsas-eleicoes

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress