Com surto de dengue, moradores da Vila Operária, em Pureza, cobram limpeza e fiscalização

DENGUE-PUREZA-1
Fotos: Matheus Berriel

Com a chegada do verão, a dengue começa a aparecer novamente em São Fidélis. A doença está sendo preocupação constante na Vila Operária, bairro de Pureza, terceiro distrito do município, onde há várias suspeitas de pessoas picadas pelo aedes aegypt. Alguns dos casos, inclusive, foram confirmados. O surto começou há cerca de duas semanas. Moradores da localidade entraram em contato com o SF Notícias, pedindo que fosse feita uma divulgação da situação.

A equipe de reportagem foi até o local, onde, de fato, existem vários foco para a proliferação do mosquito, como casas abandonadas e fechadas, com mato alto em alguns terrenos, pneus jogados ao tempo, entre outros. Uma questão que também gera revolta é a da sujeira num córrego que passa próximo das casas, que vem causando a existências de ratos nas proximidades, podendo transmitir outras doenças.

DENGUE-PUREZA-3– A gente não tem fiscalização, a gente não tem nada. Como você vê, a rua é suja. Só tem Associação (de moradores) no Centro, aqui na Vila não. Então é tudo por conta da Prefeitura. E está aí, valão cheio de lixo, pneus com água, terrenos baldios. Então tudo acarreta para isso (epidemia de dengue). E não vem ao caso de ser só culpa da prefeitura, mas também da população. Se cada um fizer sua parte… Mas, infelizmente, você vê lixo na rua e estes outros problemas. – disse Cláudia, uma moradora que está com suspeita de dengue.

Na casa de Cláudia, além dela, a filha Giovana e o filho Felipe também estão com suspeitas. Cláudia e Giovana tiveram sintomas da dengue, como manchas pelo corpo, dores na vista, coceira, etc. As duas fizeram um exame, e receberão os resultados na segunda-feira (30/11). Os exames foram feitos em uma clínica particular de São Fidélis. Outras pessoas da Vila Operária com suspeitas optaram por irem ao Hospital Armando Vidal. Outros, ainda, preferiram não passar pelos exames, pois estão com os mesmos sintomas de alguns que tiveram seus casos confirmados, e dizem que no Hospital só recebem o diagnóstico de “virose”.

Segundo dados recentes da Secretária Municipal de Vigilância Sanitária, já foram investigados, neste ano, 200 casos de dengue em São Fidélis, sendo que apenas 18 teriam sido confirmados, número baixo para se considerar uma epidemia, que exigiria a realização de uma campanha.

DENGUE-PUREZA-2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress