Comandante da 4º Companhia fala sobre casos de furtos em São Fidélis

carro roubado 3
Fotos: Vinnicius Cremonez

O número de furtos cresceram no último mês em São Fidélis, e a cada dia um novo registro é feito na 141ª Delegacia Legal do município. Só entre setembro e início de novembro, pelo menos 20 casos de furtos foram registrados pela Polícia Civil e Militar., sendo que em dois deles, os autores foram identificados e presos pela PM. Esses novos registros criaram uma sensação de medo e insegurança nos moradores da cidade que possui um pouco mais de 40 mil habitantes.

O policiamento em São Fidélis é feito através da 4º Companhia de Polícia Militar, que conta com o Destacamentos de Policia Ostensiva (DPO de Pureza), Posto de Policiamento Comunitário(PPC) da Chatuba e Nova Divinéia, além da sede da Companhia no bairro Vila dos Coroados. Ao todo a 4ª Companhia conta com 74 Policiais Militares, se revesando em períodos de 24 horas de serviço, e cinco viaturas, sendo quatro do tipo Rádio Patrulha (RP) e um Grupamento de Ações Táticas (GAT).

Tenente Eduardo Prado

Em entrevista a nossa redação, o Comandante da 4º Companhia de Polícia Militar, Tenente Eduardo Prado, disse que está intensificando o Patrulhamento visando coibir a prática deste delito, direcionando as ações de policia ostensiva e intensificando-as nos dias, horários e locais de maiores incidências criminais relacionadas a este tipo de crime. Além disso, a Policia Militar sempre busca realizar um trabalho em conjunto com a Policia Civil, Guarda Municipal, Autoridades do Ministério Público e do Judiciário, com o intuito de obter informações, dar legalidade nas ações e somar de esforços para garantir a Segurança Pública do nosso Município.

“É necessário saber que Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preconiza no seu artigo Art. 144 o seguinteA segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I –  polícia federal; II –  polícia rodoviária federal; III –  polícia ferroviária federal; IV –  polícias civis; V –  polícias militares e corpos de bombeiros militares.” Ou seja, em síntese a questão da Segurança Pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. policia militar 4 ciaNesse mesmo contexto, o parágrafo 5º do mencionado artigo estabelece a seguinte missão Constitucional da Polícia Militar: “Às polícias militares cabem à polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”. Diante do exposto e seguindo a nossa Missão Constitucional, com relação ao crime de Furto”, disse o Tenente.

Segundo o Tenente o crime de furto é um delito complexo e difícil de ser combatido. Inicialmente cabe frisar que tal delito não fica restrito ao município de São Fidélis e sim a todos demais municípios do nosso Estado.  “Não nos conformamos com essa situação e estamos intensificando o nosso trabalho com o objetivo de reduzir e inibir a prática deste crime; Cabe destacar que a intensificação do patrulhamento em dias, horários e locais de maior incidência acarreta o deslocamento da mancha criminal. Diante disso, o registro de ocorrência realizado pela vítima na Polícia Civil ou a comunicação a Policia Militar a respeito do crime é imprescindível para o planejamento e eficiência do nosso policiamento, na maioria das vezes as pessoas que são vitimas desse crime não procuram a delegacia para registrar o fato, acarretando no que chamamos de subnotificação ou cifra negra, que nada mais é que um percentual de crimes desconhecidos “Oficialmente”, prejudicando significativamente o nosso planejamento operacional. policia militarOutro fator que dificulta o trabalho da PM são as falsas solicitações de ocorrências, mais conhecidas como “trotes”, que são brincadeiras irresponsáveis que interferem na eficiência do nosso trabalho. Somando a estes óbices, existe a questão do envolvimento de menores de 18 anos nessas infrações penais, onde os mesmos não cometem o crime de furto e sim ato infracional e por força da lei não sofrem as sanções penais previstas no Código Penal”.

Ainda de acordo com Eduardo Prado, o crime de furto é um delito complexo porque pode possuir inúmeras motivações, dentre elas podemos destacar a questão da droga, considerando o fato do usuário de drogas, para sustentar o seu vício, acabar praticando o furto. Os criminosos na maioria das vezes utilizam uma via de acesso secundária ou um ponto que esteja vulnerável e propício para que consigam adentrar no estabelecimento comercial ou residência sem serem percebidos e que também não sejam notados pelas viaturas ou pessoas que passam pelas ruas. Os sistemas de alarmes, cercas elétricas, obstáculos nos muros ou sistemas de monitoramento de câmera dificultam a ação desses marginais e até permitem a identificação destes criminosos. Como exemplo podemos citar o roubo que ocorreu a uma loja no centro no dia 11/11/2014, onde uma filmagem do criminoso policia militar viaturapermitiu a identificação, captura e prisão do acusado pela Policia Militar. Paralelo a isso, existe o crime de receptação onde determinadas pessoas adquirem o bem material furtado do criminoso, na maioria das vezes por um valor bem abaixo de mercado, colaborando com isso para o aumento e perpetuação dessa prática criminosa.

“Por fim, cabe ressalatar que cerca de 90% do efetivo policial que atua em nosso município é composto por Policiais Militares Fidelenses ou que moram em São Fidélis, ou seja, são conhecedores de toda essa problemática e estão comprometidos com a missão de reduzir este índice criminal, uma vez que os Policiais Militares são beneficiados pelo próprio serviço que prestam a sociedade. A população Fidelense por sua vez, pode e muito ajudar a Policia Militar com informações, denúncias, críticas e sugestões de qualquer natureza que proporcionem a melhoria da prestação do nosso serviço, como foi dito segurança pública é uma questão que envolve a sociedade como um todo”, concluiu o Tenente Eduardo Prado.

Reveja matérias dos autores de furtos que foram identificados e presos:

Após monitoramento Polícia Militar apreende autor de furto em São Fidélis 

Morador de Campos é preso após furto em São Fidélis 

NOVA POLICIA MILITAR FOTO VINNICIUS CREMONEZ 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress