terça-feira , 22 outubro 2019

Combate à hanseníase: Cordeiro receberá ‘Carreta da Saúde’ em setembro Projeto também atenderá moradores de outros municípios da Região Serrana

Projeto também atenderá moradores de outros municípios da Região Serrana

Fotos: Divulgação/ SF Notícias

Com o objetivo de realizar diagnósticos precoces e a cura de possíveis casos de hanseníase, o Projeto ‘Roda-Hans – Carreta da Saúde’ estará no município de Cordeiro, na Região Serrana, nos dias 12 e 13 de setembro. O atendimento acontecerá no Parque de Exposições Raul Veiga, das 8h às 17h. A ação tem como intuito conscientizar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas e oferecer atendimento qualificado, favorecendo a detecção precoce e iniciando o tratamento para prevenir as incapacidades.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil e Novartis Brasil. Vale ressaltar que a hanseníase tem cura, com tratamento totalmente gratuito e realizado pelo SUS. A carreta trazendo o projeto também atenderá moradores de Cantagalo, Macuco, Trajano, Santa Maria Madalena, Duas Barras e São Sebastião do Alto.

Entre os serviços de saúde que serão oferecidos estão consulta dermatológica, avaliação de manchas, realização de baciloscopia, teste rápido para hepatite, sífilis e HIV, vacinação, entre outros. Também haverá apresentações culturais com presença do Teatro Bacurau Morhan – APPAI. A iniciativa, além do diagnóstico precoce e da conscientização, visa aumentar a capacidade técnica dos profissionais de saúde, levando em conta que a hanseníase é multidisciplinar e deve ser combatida com a participação de todos, incluindo poder público, ONGs, indústrias e empresas e a sociedade.

Mais do SFn