Como manter uma boa alimentação com pouco dinheiro

1234Todas nós sabemos que a base de uma boa qualidade de vida, com saúde e disposição é sem dúvida nenhuma a alimentação que os indivíduos consomem diariamente para repor as energias. Além dos nutrientes ingeridos, outros fatores que contribuem para a manutenção de um estado físico saudável são: prática de atividades físicas, dormir o período mínimo reservado para o repouso e evitar o tabagismo ou a bebida em excesso.

Condições financeiras de muitos hoje em dia pode dificultar o acesso aos alimentos adequados para que eles possam seguir uma rotina regular de boa alimentação. Diante dessa situação cria-se um impasse: como manter uma alimentação boa e  rica em substâncias nutritivas com pouco dinheiro?

Orientações para aquisição de alimentos saudáveis

 

Para nós especialistas em nutrição, mesmo as pessoas que não possuem um bom poder aquisitivo, podem manter uma alimentação saudável, bastando para isto seguir algumas orientações básicas que são:

  • Procurar se alimentar de maneira variada, priorizando vários  grupos de alimentos que sejam ricos em nutrientes necessários à manutenção de uma boa qualidade de vida.
  • Na hora de  comprar carnes, é aconselhável as pessoas optarem pela carne de peixe ou então de aves. Vale ressaltar que os alimentos embutidos devem ser evitados, pois, geralmente são ricos em gorduras.
  • Comprar sempre que possível, verduras, frutas e legumes, além de cereais e leguminosas, evitando sempre, alimentos ricos em açúcares ou muito gordurosos.
  • Uma boa orientação é fazer uma lista antes de sair para as compras, assinalando os alimentos que devam ser priorizados e comprar somente os que são recomendados pelo valor nutritivo que apresentam.
  • Outra boa opção é verificar sempre o preço dos alimentos pelo quilo. É bom também não deixar se impressionar pelas chamadas embalagens econômicas, pois muitas delas não compensam o valor a ser pago.

Quando a pessoa se alimenta de maneira saudável e equilibrada, consegue manter uma boa qualidade de vida, com saúde, evitando assim com este comportamento, adquirir algumas enfermidades provenientes da ingestão de refeições com baixo valor nutritivo e assim acaba economizando com possíveis tratamentos médicos que poderia vir a precisar no futuro. Para economizar na hora de comprar bons alimentos, o ideal é que a pessoa seja organizada, fazendo uma lista com os principais alimentos que possam contribuir para manter seu organismo saudável.

  • Comparar preços de frutas da época;
  • Preferir vegetais aos alimentos embutidos;
  • Optar pelo consumo de carne dos peixes e aves,

 

(Parecem ser medidas simples, mas que podem contribuir muito na hora de diminuir o orçamento que deve ser gasto com a alimentação).

Associada a uma boa nutrição, as pessoas não devem esquecer a prática de exercícios físicos.

 

GIZÉLE ANDRADE PIRES
NUTRICIONISTA
CRN: 13100807

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress