sexta-feira , 20 setembro 2019

Defesa Civil de Miracema orienta população sobre aparecimento de sagui ameaçado de extinção Animal, que segundo o órgão está saudável, tem aparecido em quintais e árvores nas ruas da cidade

Animal, que segundo o órgão está saudável, tem aparecido em quintais e árvores nas ruas da cidade

Fotos: Divulgação/ Defesa Civil

A Defesa Civil de Miracema divulgou nesta segunda-feira (19/08) uma nota com esclarecimentos e orientações para a população sobre o aparecimento de um sagui-da-serra-escuro ou sagui-de-tufo-branco, uma espécie ameaçada de extinção, em quintais e árvores em ruas da cidade. O órgão informou que tem recebido várias ligações de moradores solicitando a captura do primata, porém a orientação técnica da bióloga Renata Maria, da Secretaria de Meio Ambiente, é que por se tratar de uma espécie considerada ameaçada e de um animal saudável, em vida livre, mesmo que em zona urbana, não seja realizada qualquer interferência, incluindo captura, alimentação e translocação.

“Alguns indivíduos podem se afastar momentaneamente do grupo para se alimentar, por exemplo, se agrupando depois de algum tempo” – publicou a Defesa Civil. Já caso sejam encontrados saguis prostrados, possivelmente doentes, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo número 3852-2196. Denúncia de maus-tratos – agressões, matança, etc. – devem ser comunicadas à Secretaria de Meio Ambiente através do número 3852-1100. O  sagui-da-serra-escuro é uma espécie ameaçada de extinção devido ao alto grau de desmatamento da Mata Atlântica.


Mais do SFn