domingo , 11 dezembro 2016
cheia paraíba 2016 4

Defesa Civil monitora Rio Paraíba do Sul que continua subindo em São Fidélis

cheia paraíba 2016 9
Fotos: Vinnicius Cremonez

Um rio que parecia morto há alguns meses atrás devido a seca, hoje assusta os moradores. O nível do Rio Paraíba do Sul não para de subir, e a previsão não é animadora.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, às 22h de ontem cheia paraíba 2016 7o Paraíba estava em 2.60. Já na manhã deste domingo, às 6h, o nível estava em 3.75. Por volta das 7h nossa equipe passou pela vara de medição, e o rio já atingia a marca de 3.90, como mostra a imagem ao lado.

rio grande
Rio Grande em Colônia

O nível do rio começou a subir devido as fortes chuvas que atingem a região sul do estado e parte de Minas Gerais. O Paraíba transbordou ontem em Resende, Paraíba do Sul e Além Paraíba. Os municípios de Barra do Piraí, Três Rios e Volta Redonda também foram atingidos pela cheia.

Muitos moradores já estão vigiando o rio. No final da noite de ontem a Defesa Civil de São Fidélis emitiu um alerta para os moradores ribeirinhos do município. “Por medida de precaução, a Defesa Civil Municipal pede que todos os ribeirinhos fiquem em alerta, pois há possibilidade de aumento no volume do Rio Paraíba do Sul. Por favor, vamos espalhar essa mensagem e, em caso de necessidade, ligar 193 – Corpo de Bombeiros”, diz a mensagem divulgada pela Defesa Civil.

A vazão da represa de Ilha dos Pombos, que fica no Rio Paraíba entre Carmo e Além Paraíba,  foi reduzida de 3.200m³/s para 2.856m³/s, mas ainda é considera alta. Algumas casas já estão alagadas em Pureza, distrito de São Fidélis.

Outro rio que corta São Fidélis é o Rio Grande. Ele nasce na Região Serrana do estado e corta os distritos de Cambiasca e Colônia. Um morador enviou uma foto para nosso WhatsApp, informando que o rio começou a subir em Colônia. Choveu forte nos últimos dois dias em Nova Friburgo e Bom Jardim, por onde o Rio Grande passa antes de chegar em São Fidélis.

Atualização: às 10h o rio marca 4.32 segundo o Corpo de Bombeiros. Já por volta de 10h30 da manhã, o Rio Paraíba atingiu a marca de 4.40, e continua subindo, assim como Itaocara.

Atualização às 12h46: A vazão da represa de Ilha dos Pombos, que fica no Rio paraíba entre Carmo e Além Paraíba,  foi reduzida de 3.200m³/s para 2.856m³/s, na parte da manhã, e para 2.250m³/s na parte da tarde, mais ainda é considerada alta. A represa pertence à Light.

Estaremos atualizando as medições ao longo do dia.

 

 

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *