Delegacias do interior enfrentam problemas e necessitam de doações

A 154ª DP, que atende Cordeiro e Macuco, é uma das que estão sendo mantidas com doações
Esse ano, a Polícia Civil chegou até a realizar uma greve

Com o agravamento da crise no Estado do Rio, as delegacias do interior do estado começaram a sentir os efeitos. Falta o básico para dar seguimento ao atendimento à população. Falta folha A4 para emissão de boletim de ocorrência, papel higiênico, material de limpeza e manutenção das viaturas.

A 154ª Delegacia Legal de Cordeiro, que também atende ao município de Macuco, é uma das delegacias que enfrentam problemas pelo interior. De acordo com o levamento feito por nossa redação, a manutenção das viaturas e das instalações da DP estão sendo feitas com doações ou aquisições dos próprios policiais, além de acordos judiciais onde a proposta é fornecer insumos.

Em diversas cidades, o estado teve que recorrer às prefeituras, que assumiram algumas despesas das delegacias. O problema é antigo, mas não tem data para acabar. Desde 2010, o Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL) vem percorrendo as delegacias da capital e interior visando mostrar além do péssimo estado de conservação das delegacias de polícia, a falta de efetivo e recursos que prejudicam a apuração e resolução de crimes.

Em 2016, por exemplo, a Polícia Civil chegou a publicar um edital para empresários poderem doar materiais e prestar serviços para garantir o funcionamento das delegacias. Na prática, as doações já vinham ocorrendo de maneira informal em algumas unidades da capital fluminense, que desde 2016 recebem doações de moradores e comerciantes.

Agora, são as delegacias do interior que precisam de doações. Você morador e empresário pode se dirigir até a delegacia mais próxima e fazer uma doação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress