Deputados, prefeitos e empresários irão debater potencialidades da região no SuperaRio em Campos

uenf
Fotos: SF Notícias / reprodução

Escuta ativa e inspiração para o Legislativo em parceria com a sociedade para elaborar propostas concretas que contribuam para a retomada do crescimento econômico. É esse o objetivo do #SuperaRio, série de encontros que estão sendo realizados pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, presidido pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) no interior do Estado.

O próximo encontrado acontece neste dia 20 de junho, às 9h30, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Especialistas e empresários irão debater a agenda regional e as potencialidades que precisam ser desenvolvidas, como logística e restauração florestal. O propósito do encontro é alinhar ações, a partir da interação entre lideranças locais, especialistas e instituições da sociedade civil organizada, visando à criação de uma agenda regional a ser apresentada aos parlamentares, calcada nos potenciais dos municípios. As ações que já estão em curso e soluções estarão na mesa de forma a permitir que se vá além do raio-X da crise, traçando medidas objetivas, com base no desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental).

“Esses encontros vão trazer a possibilidade de ouvir diferentes opiniões para superar a crise. A crise no estado não é política, é econômica. É hora de unir esforços para que o estado volte a pagar em dia seus funcionários, fornecedores e volte a crescer”, ressalta o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, que preside o Fórum.

Além dos deputados estaduais, estão sendo mobilizados para o encontro em Campos representantes da Região Norte (Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra), deputados federais, prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores da região, sociedade civil organizada local e professores das universidades. Representantes da FIRJAN, SEBRAE, FACERJ, FAERJ e IFF farão parte do painel “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Norte”, e a Câmara Americana de Comércio (Amcham) apresentará as “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Norte”.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2588-1352 ou pelo email [email protected]. Os próximos encontros acontecerão em Itaperuna (24/06) e em Cabo Frio (27/06).

Criado em 2003 pela Alerj, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro tem como foco promover inovações e ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das políticas públicas a partir da interação constante entre academia, setor produtivo e Poder Legislativo. Composto por 39 instituições, o Fórum tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

Veja a programação:

9:30 – Recepção dos convidados

10:00 – Abertura

Mesa de autoridades: Autoridades presentes

10:30 – “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Norte”

FIRJAN – Fernando José Coutinho Aguiar – Presidente da Representação Regional do Norte Fluminense – “Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 / Recortes Regionais”

Instituto Federal Fluminense (IFF) – Prof. Linovaldo Miranda Lemos – “Campos para Além do Petróleo:  Elementos para a Superação de uma Crise Persistente”

SEBRAE – Gilberto Soares dos Reis – Coordenador do SEBRAE – Regional Norte

FACERJ –  Amaro Ribeiro – Presidente da Associação Comercial de Campos /Vice-Presidente da FACERJ – Regional de Campos

FAERJ – Ronaldo Bartolomeu dos Santos Jr. – presidente do Sindicato Rural de Campos

Bolsa de Valores Ambientais (BVRio) – Roberta Del Giudice – Departamento de Relações Institucionais e Regulação

11:30 – “Logística e Energia como Fatores Estratégicos”

UENF – Professor Alcimar das Chagas Ribeiro

Porto do Açu – Caio Cunha – Relações Institucionais e Responsabilidade Social Corporativa

12:00 – Pinga Fogo

Neste momento, representantes das instituições presentes que se inscreverem terão cinco minutos de fala ao microfone para dirigir propostas à mesa.

12:45- Leitura da Carta SuperaRio Região Norte

13:00 – Encerramento

Fonte: Alerj

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress