quarta-feira , 13 novembro 2019

Desfiles e atos cívicos vão marcar o Dia da Independência em Cordeiro, Cambuci, Pádua, Itaocara e região Neste sábado, feriado nacional, o país vai celebrar 197 anos da Independência

Neste sábado, feriado nacional, o país vai celebrar 197 anos da Independência

Fotos: Divulgação/ Jean Barreto (capa)

Neste sábado (07/09), feriado nacional, o país vai celebrar 197 anos da Independência. Na região, a data será marcada por desfiles cívicos, escolares e militares, e atos cívicos. A programação foi divulgada pelas Prefeituras em seus perfis oficiais nas redes sociais. No Noroeste Fluminense, Itaocara não terá Desfile Cívico, as instituições de ensino farão uma Cerimônia Cívica e durante toda essa semana estiveram trabalhando o tema e sua importância histórica. Segundo a Secretária de Educação, Fábia Rohem, haverá Culminâncias nas Instituições de Ensino, com hasteamento da Bandeira e Estudo do Hino Nacional. O Colégio Maria Alice Soares da Gama, em Jaguarembé, foi convidado pelo Colégio Estadual Laurindo Pita e vai desfilar no distrito. A Escola Municipal Cel. José Antônio Teixeira, em Batatal, fará a Cerimônia Cívica em praça pública.

No ano passado, o tradicional desfile não foi realizado no dia 7 em Cambuci devido à morte de uma aluna da rede municipal. O desfile volta a ser realizado esse ano, a partir das 17h deste sábado, com concentração na Praça da Bandeira. Já a Prefeitura de Pádua informou que será realizado um ato cívico em frente ao Paço Municipal, às 9h. Aperibé vai comemorar a data com desfile cívico a partir das 9h deste sábado, na Praça Francisco Blanc. 

Em Campos o Desfile Cívico e Militar acontece a partir das 8h, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A celebração terá como tema “Educação Que Transforma”. A solenidade de abertura acontece às 8h, com hasteamento da Bandeira Nacional e Revista à Tropa. Em seguida, a 2ª Companhia de Infantaria (Exército de Campos) dará início aos desfiles. Também desfilam no primeiro bloco: 8º Batalhão de Polícia Militar, 5º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar), Grupo de Resgate Voluntário, Guarda Civil Municipal (GCM) e pela primeira vez, bombeiros civis. O Moto Clube de Campos, Superintendência de Envelhecimento Saudável e Ativo, Coesa, Fundação Municipal de Esportes – com as instituições parceiras Apae, Apape e Apoe -, e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) desfilam após os militares, e em seguida desfilarão as escolas. São Fidélis também celebrará a data com desfile cívico, veja detalhes AQUI.

Na Região Serrana, Cordeiro realizará a Solenidade de Hasteamento das Bandeiras, às 8h, na sede da Secretaria de Educação, e em seguida acontece o desfile. Segundo a organização, 24 instituições vão desfilar na Avenida Raul Veiga ao som das fanfarras das escolas Zuleika Rodrigues, José Pinho de Carvalho e Colégio Paulo Cézar, da banda marcial do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, de Macuco, e da centenária Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Em Cantagalo o desfile cívico-escolar será a partir das 9h, no Centro. Friburgo também terá desfile na manhã deste sábado, na Avenida Alberto Braune.

 

Mais do SFn