Detran-RJ coloca unidades à disposição das Prefeituras para ações de saúde durante o período de contingência Desde a última terça-feira, dia 17, o Detran.RJ está atendendo apenas casos emergenciais

Desde a última terça-feira, dia 17, o Detran.RJ está atendendo apenas casos emergenciais

Fotos: SF Notícias

Em tempo de combate ao coronavírus, o Detran.RJ oferece às prefeituras de todo o estado os postos e unidades de vistoria para ações sociais de saúde e conscientização. Os espaços estão à disposição dos municípios para que eles montem a estrutura necessária e suas equipes consigam atender os moradores. “É obrigação de todos ajudar no combate à pandemia do COVID-19 e o Detran, parte importante da vida do cidadão fluminense, confirma sua função social. Receberemos os projetos das prefeituras e analisaremos a viabilidade dos postos solicitados para que a população receba o atendimento com a proteção necessária”, explicou o presidente do Detran.RJ, Antônio Carlos dos Santos. Desde a última terça-feira, dia 17, o Detran.RJ está atendendo apenas casos emergenciais durante o regime especial de combate ao coronavírus. Na área de registro de veículos são prestados os serviços de primeira licença e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Os casos de emergência serão atendidos no edifício-sede, no Centro do Rio, e em alguns postos da região metropolitana e interior. O serviço de primeira licença (mais conhecido como primeiro emplacamento) é agendado somente pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Já o serviço de segunda via do CRV não precisa de agendamento. Para ele, foi montado um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que estão funcionando alternadamente de acordo com o dia da semana (tabela disponível no link http://detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11142). Estão sendo realizados ainda os serviços de emissão de segunda via da Identidade e da Habilitação, que são atendidos apenas em postos pré-selecionados. Os casos são avaliados individualmente. Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o teleatendimento antes de procurar uma unidade do Detran. Os números são <tel:3460-4040> ou <tel:3460-4041> (para a Região Metropolitana) e <tel:0800-020-4040> ou <tel:0800-020-4041> (para o interior).

Todos os agendamentos previamente marcados, de todos os serviços do Detran, foram suspensos. O atendimento é realizado das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. A excepcionalidade permanecerá até que o plano de contingenciamento seja encerrado. Todos os serviços realizados neste período devem ter comprovação da urgência. Pode ser a passagem comprovando a viagem, ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo. O Detran também já definiu outras medidas de funcionamento para ajudar a combater um possível surto de coronavírus no Estado do Rio. Prorrogou por mais 30 dias o prazo para renovação da Carteira de Habilitação (CNH) – além dos 30 já permitidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e anistiou o pagamento de multa para quem registrar a Transferência de Propriedade com atraso em decorrência do risco de surto do coronavírus, entre outras determinações (veja todas as determinações no FAQ nas nossas redes ou no link: http://detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11141 ). Os exames de habilitação suspensos como esforço para evitar a propagação do coronavírus já foram remarcados. Os anteriormente agendados entre a última segunda-feira, 16, e o próximo dia 30 foram passados para o período entre 06 e 20 de abril <https://venus2.detran.rj.gov.br/owa/UrlBlockedError.aspx>. O exame do dia 31 de março <https://venus2.detran.rj.gov.br/owa/UrlBlockedError.aspx> está mantido, por ora. Fiquem atentos ao site www.detran.rj.gov.br e às redes sociais do Detran, onde são publicadas todas as informações atualizadas de acordo com as orientações do Governo do Estado.

Mais do SFn