“Dia D” de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19); RJ já registrou 28 casos Mobilização deste sábado (19) é voltada para crianças com idade entre seis meses e 4 anos

Mobilização deste sábado (19) é voltada para crianças com idade entre seis meses e 4 anos

Fotos: Reprodução

Postos de saúde de todo o Brasil estarão abertos neste sábado (19/10), para o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para que crianças com idade entre seis meses e 4 anos sejam imunizadas contra a doença, cujos casos vêm crescendo nos últimos meses. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o sarampo aponta que, de janeiro até outubro deste ano já haviam sido confirmados 6.640 casos e seis mortes. No Estado do Rio já foram confirmados 28 casos da doença, em nove municípios O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada no último dia 7.

Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda. A primeira fase da Campanha Nacional segue até 25 de outubro e é voltada somente para crianças. Já na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será jovens de 20 a 29 anos. A faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694.
Com informações da Agência Brasil

Mais do SFn