segunda-feira , 9 dezembro 2019

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado: RJ já registrou mais de 100 casos Segunda etapa da campanha nacional é voltada para jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos

Segunda etapa da campanha nacional é voltada para jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos

Acontece neste sábado (30/11) o Dia D da segunda etapa da vacinação contra o sarampo, voltada para os jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos. A segunda fase teve início no último dia 18, já a primeira, direcionada a crianças entre 6 meses de idade e 4 anos, aconteceu no mês passado. Até o último dia 21, o Estado do Rio de Janeiro havia registrado 117 casos da doença, os casos foram notificados em Angra dos Reis (1), Belford Roxo (6), Cabo Frio (1), Casemiro de Abreu (1), Duque de Caxias (36), Itaguaí (1), Magé (1), Nilópolis (2), Niterói (2), Nova Iguaçu (9), Paraty (12), Resende (1), Rio das Ostras (2), Rio de Janeiro (31), São João de Meriti (10) e Saquarema (1).  Os objetivos da campanha são ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação, garantindo que esse grupo – jovens adultos – esteja com a imunização em dia.

Em São Fidélis, Norte Fluminense, todos os postos estarão abertos das 8h às 12h. A população deve levar Caderneta de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde. O esquema vacinal contra o sarampo está previsto no Calendário Nacional de Imunização e é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Mais do SFn