sexta-feira , 9 dezembro 2016
hemocentro 1

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça

Fotos: Arquivo
Fotos: Arquivo

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça (14) e relembra a importância das doações para salvar vidas. A data foi intitulada no ano de 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

Em Campos dos Goytacazes, a data tem como principal objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da doação e também para a situação do Hemocentro Regional, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado e que esta passando por  dificuldades para equilibrar o estoque.  A unidade precisa de no mínimo 70 doações diárias e tem recebido em média de 30 a 45 doações por dia.

O Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos, principalmente O e A de fator positivo e negativo e funciona das 7h às 18h, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. A população campista também poderá doar na Unidade de Coleta Móvel, que está fixada na Praça do Santíssimo Salvador. O ônibus da coleta também estará nesta quinta-feira (16/06), na localidade de Santa Maria, região norte Campos.

No último dia 02/06 a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes esteve na Praça Guilherme Tito de Azevedo, em São Fidélis. A presença do ônibus em São Fidélis foi mais uma ação do “USE – Um Sorriso de Esperança”, projeto voluntário organizado por jovens fidelenses. O limite de doações por dia na unidade é de 90, número máximo de bolsas sanguíneas que podem ser armazenadas no ônibus do Hemocentro e às 13h do dia 2, já havia se esgotado a quantidade máxima possível de doadores.

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *