terça-feira , 19 setembro 2017

Dicas básicas para perda de peso

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Não consegue perder aqueles quilinhos extra que mascararam as suas curvas? Tentativas não faltaram, pelo contrário: a lista das dietas que entraram na sua vida vai de A a Z, mas mesmo assim a balança não se rendeu? Se esta história lhe parece familiar, chegou a hora de mudar o guião. Agora, o final da história será diferente.

1. Reduza aos doces

Muitas pessoas não resistem aos encantos açucarados e rende se principalmente ao chocolate quase todos os dias — e em doses exageradas. Quem quer conquistar um corpo cheio de curvas tem de reduzir a quantidade de guloseimas para pelo menos metade. Se o açúcar representa o paraíso na terra cada vez que passa pela nossa boca, o doce também é cruel e impiedoso com a nossa silhueta. Então, porque não proibir? Estudos comprovam que, quando se restringe demais, cortando radicalmente os ingredientes mais amados, o risco de um ataque ao frigorífico aumenta. Uma vez por semana será o ideal. E procure optar por doces que levem fruta, como mousse de maracujá, sorvete, tarte de maçã, bolo de laranja, em vez daqueles que são chocolate puro. Assim, reduz o teor de gordura da sobremesa e minimiza as calorias. E por último: quando for impossível resistir ao doce que mais ama, divida com uma amiga. Assim, as duas saboreiam a delícia sem sair da linha.

2. Diga sim aos hidratos de carbono

Descarte de uma vez por todas aquela velha estratégia de cortar pão, massa e arroz para tentar um emagrecimento a jato. Vários estudos já provaram que reduzir drasticamente o consumo de hidratos de carbono provocar queda no rendimento intelectual, cansaço e até mesmo depressão. E quem adota regimes radicais está fadado a engordar tudo de novo. Mas como mantê-los no plano e perder peso? É preciso saber escolher bem. O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar a sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo liberta rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle. E esse processo aumenta muito o apetite. Para diminuir a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão branco ou o pão de forma tradicional. Quando quiser se deliciar com uma pizza e não tiver a chance de escolher as integrais, escolha como ingredientes: legumes, como a rúcula. Combinados com os hidratos de carbono, ajudam a domar a sua fome.

3. Escolha o seu dia feliz

Um dia por semana pode cometer o seu pecadinho. Com moderação, lembre-se!

 

GIZELE ANDRADE PIRES
NUTRICIONISTA


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