terça-feira , 19 novembro 2019

Eclipse lunar: “Superlua de sangue” será atração durante a madrugada desta segunda O próximo eclipse com as mesmas caraterísticas deste, lunar total, só deve ocorrer em 2021

O próximo eclipse com as mesmas caraterísticas deste, lunar total, só deve ocorrer em 2021

A madrugada desta segunda-feira (21) será marcada por um fenômeno astronômico raro, um eclipse lunar total que ocorre justamente quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra. O evento é conhecido como superlua de sangue.

Este deve ser o único eclipse total deste satélite na América pelo menos até novembro de 2021. Na América do Sul, a observação será possível a partir das 00h30, com o eclipse máximo ocorrendo por volta de 3:15. A duração total será de cinco horas.

Este tipo de eclipse é conhecido como “Lua de Sangue”, porque a lua adquire uma tonalidade avermelhada, pois a atmosfera terrestre filtra todos os componentes da luz branca solar e a luz vermelha é a única que chega ao satélite.

Ele vai coincidir com o que é conhecido como “Superlua”, quando, além de estar em fase de Lua Cheia, o satélite terrestre está no seu ponto mais próximo à Terra ou perigeu. Vai registrar o fenômeno? Mande uma foto para o nosso WhatsApp.

Mais do SFn