Em fase piloto, Enem terá aplicação digital em 2020

Implantação do Enem Digital será progressiva e prova deixará de ter versão em papel em 2026
Fotos: SF Notícias

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (03/07), em Brasília, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se tornar digital a partir do próximo ano. A proposta é de uma implementação progressiva, com aplicação em modelo piloto em 2020. A previsão é de que em 2026 a prova deixe de ter versão em papel. As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel no ato da inscrição. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país, entre elas o Rio de Janeiro.

Com a nova versão, por meio de computador, o Governo Federal pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento. A aplicação permanecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro de 2020, e os resultados serão divulgados de forma conjunta. No próximo ano, portanto, o Enem terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.

Há também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes confirmados na edição. Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

Fotos: Divulgação

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já se prepara para a aplicação piloto em 2020, com o desenvolvimento/aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar. Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas, agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel.

Segundo o Inep, de 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes. Em 2026, a versão em papel para de ser distribuída e o exame só será em formato digital. A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress