Epidemia de chikungunya leva Bom Jesus do Itabapoana a decretar situação de emergência

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 1.146 casos da doença, dos quais 245 foram confirmados

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana decretou situação de emergência, no último dia 7 de maio, devido à epidemia de chikungunya que vem enfrentando. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em nota divulgada nesta quarta (28), foram notificados 1.146 casos da doença, dos quais 245 foram confirmados.

Ainda segundo a secretaria, levando em consideração que parte das pessoas infectadas não procuram os serviços de saúde do município, o número de pessoas contaminadas pode ser ainda maior. Com relação à dengue, o município não se encontra em estágio de epidemia, pois até o momento, foram notificados 190 casos da doença, dos quais 72 foram confirmados.

A secretaria esclareceu ainda que a simples decretação de situação de emergência não significa que a situação será normalizada e informou que algumas medidas devem e estão sendo adotadas. A primeira delas foi a comunicação aos Governos Estadual e Federal, buscando auxílio no efetivo combate ao mosquito transmissor da doença, especialmente na disponibilização por parte desses órgãos de inseticidas para o controle do Aedes Aegypti.

Em resposta, segundo a secretaria, tanto o Governo do Estado do Rio de Janeiro, quanto o Governo Federal informaram, sobre a impossibilidade de ajuda imediata, tendo em vista o desabastecimento de tais produtos, causado, em parte, pela alta procura devido ao grande período epidêmico que alguns Estados vêm atravessando.

Foto: Prefeitura de Bom Jesus

Diante da impossibilidade informada, a Secretaria Municipal adquiriu os produtos junto a uma empresa, mas por problemas técnicos da transportadora houve atraso na entrega. A nova previsão é de que sejam entregues nesta sexta (31). Além do inseticida, também foram adquiridas 10 cadeiras de hidratação e soroterapia, visando dar maior conforto aos pacientes que necessitem de hidratação intravenosa.

Além destas aquisições, outras medidas foram e estão sendo adotadas pela Administração Pública, dentre elas podemos destacar a criação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Arboviroses; contratação temporária de novos agentes de endemia; aquisição de insumos necessários para a remediação dos sintomas relativos aos pacientes com Dengue e Chikungunya, em auxílio ao Hospital São Vicente de Paulo e autorização de disponibilização, caso necessário, de técnicos de enfermagem e enfermeiros da Prefeitura para auxiliarem o corpo técnico existente no Posto de Urgência. Veja a nota completa AQUI.

Nesta sexta-feira (31/05) foi realizado um mutirão de limpeza no Monte Calvário. Segundo a Prefeitura, as equipes entraram em um imóvel e fizeram o serviço de capina e remoção de entulhos, totalizando a retirada de quatro caçambas de lixo. A administração ressalta que a participação da população é importante, e que os moradores devem denunciar qualquer situação de criadouros de mosquito em terrenos baldios ou até mesmo no quintal do vizinho.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress