Equipe apreende madeira no entorno do Desengano

ydefefgrb
Fotos: Divulgação

Uma enorme quantidade de madeira foi apreendida por uma equipe do Parque Estadual do Desengano(PED) em uma propriedade privada na região de Santo Antônio do Imbé, em Santa Maria Madalena, e entorno imediato do parque que abrange ainda os municípios de São Fidélis e Campos dos Goytacazes.  

A madeira estava estocada e pronta para uso ou venda. Foram 216 hastes de sapucaia (Lecytis sp.) medindo mais de 2 metros cada e 54 pranchas de roxinho (Peltogyne sp.) medindo 4 metros cada. As peças de madeira encontradas fazem parte da flora nativa e possuem grande importância ecológica e paisagística.

O proprietário foi autuado e irá responder por crime ambiental, conforme a Lei 3.467/2000, artigos 46º e 51°, e irá pagar multa. A madeira foi apreendida e ficou depositada na sede do Parque Estadual do Desengano. A equipe do parque contou com o apoio de um caminhão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para o transporte da madeira.

tedfyufighoHá duas semanas, a equipe do parque apreendeu 64 hastes de braúna, espécie ameaçada de extinção. Estima-se que ainda haja muito mais madeira ilegal sendo usada e comercializada na região. As ações de fiscalização são feitas em todas as áreas de abrangência do Parque Estadual do Desengano e demais regiões circunvizinhas, que conta com o apoio da Unidade de Policia Ambiental (UPAM) Desengano.

Juntamente com a fiscalização, o parque desenvolve atividades educativas, de uso público, interpretação ambiental, proteção, conservação, pesquisa, recuperação ecossistêmica, entre outras. Contamos com a participação de todos para termos um ambiente bem protegido e mais saldável para as populações atuais e futura

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress