terça-feira , 12 novembro 2019

Escolas estaduais serão utilizadas como espaços de vacinação contra a febre amarela Vacinação acontecerá nas 1.250 escolas estaduais, sem interrupção das aulas

Vacinação acontecerá nas 1.250 escolas estaduais, sem interrupção das aulas

Foto: arquivo SF Notícias

O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, fechou um acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, para que as 1.250 escolas rede estadual de ensino sejam utilizadas como espaços de vacinação contra a febre amarela, priorizando o atendimento de alunos e pais.

Por orientação da Secretaria de Estado de Educação, a vacinação começará, prioritariamente, pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Nesse período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.

Casos confirmados no Estado 

Foto: Foto Vitor Nantes

Ontem a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a primeira morte por febre amarela no Estado. Watila Santos, de 38 anos, que morava na região rural de Casimiro de Abreu, deu entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes no último sábado (10) com dores de cabeça, febre e dor no corpo, além da pele amarelada. Ele morreu no sábado (11), após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias.

O vizinho dele, de 37 anos, que também teve o caso confirmado pela secretaria segue internado no Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro. As duas vítimas não possuem histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença.

Vacinação antecipada 

Secretaria de Estado de Saúde informou que irá adotar de forma imediata novas medidas, além da vacinação em todo o território anunciada no sábado (11). Entre as novas medidas está a antecipação da vacinação para 24 municípios estratégicos, nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. Entre eles estão Nova Friburgo, Macaé, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco – que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES.

Além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira e Cantagalo – que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio. A prioridade da campanha será imunizar a população que mora ou trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

Mais do SFn