Estação de trem de Baltazar, em Pádua, desaba durante chuva com rajadas de vento Estação foi inaugurada em 1883 e recebeu trens de passageiros até 1980

Estação foi inaugurada em 1883 e recebeu trens de passageiros até 1980

Fotos: Rodrigo Freitas

Parte do prédio histórico da estação ferroviária do distrito de Baltazar, em Santo Antônio de Pádua, desabou nesta terça-feira (17/03) durante uma forte chuva com rajadas de vento. Segundo Rodrigo Freitas, morador do distrito, o desabamento ocorreu no final da tarde, quando começou a ventar mais forte. Segundo dados do portal “Estações Ferroviárias do Brasil”, em 1991 foi aberta a ferrovia ligando Campos a São Fidélis. Em 1880 a ferrovia seguiu de São Fidélis até Santo Antônio de Pádua e, em 1883, ano de inauguração da estação de Baltazar, a ferrovia foi aberta entre Pádua e Miracema, ligando Campos ao estado de Minas Gerais. (continua após a foto)

Ainda de acordo com o site “Estações Ferroviárias do Brasil”, o prédio histórico, construído de pau a pique e coberto com telhas, recebeu trens de passageiros até 1980. Atualmente o prédio estava desativado, mas já funcionou com sede da Associação de Moradores do distrito e até como espaço para velórios. Segundo a Defesa Civil de Pádua, moradores relataram que não foi muita chuva, mas que ventou bastante. Não houve vítimas. O distrito não possui um pluviômetro para registrar a quantidade de chuva.

Mais do SFn