Estado do Rio abrirá olímpiadas com mais de cinco mil nascentes preservadas

Foto: Rio Rural
Fotos: Rio Rural

A cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016 acontece nesta sexta-feira (05/08), mas uma campanha de preservação, para o desenvolvimento sustentável após os Jogos Olímpicos, já é motivo de comemoração. Iniciada em 2010, a campanha do Programa Rio Rural junto aos agricultores familiares fluminenses, contabilizou a preservação de 5.152 nascentes em todo o estado.

Um ano após o anúncio da escolha do Rio como sede da competição internacional, o programa da secretaria estadual de Agricultura buscou envolver os agricultores na proteção de 2.016 nascentes de água até o início dos jogos. Para isso, eles receberam incentivos para aquisição de material utilizado no cercamento das fontes e mudas para o plantio nas áreas.

Segundo o Rio Rural, a preservação das nascentes é essencial para renovação do ciclo de água e em seis anos detocha campanha, o volume estimado de água produzida equivale a mais de seis mil piscinas olímpicas cheias por ano. Mesmo com o fim das competições olímpicas, o Rio Rural vai continuar com as ações de preservação das fontes de água.

Devido ao destaque na campanha, a extensionista social da Emater-Rio, Norma Lúcia Vieira, foi selecionada no concurso “Servidores que valem Ouro” para participar do revezamento da tocha olímpica. No último domingo (31/07), ela conduziu a chama no município de Itaocara. O Noroeste fluminense é considerado a região com maior degradação ambiental do Estado e foi castigado historicamente por práticas como a monocultura e a pecuária extensiva. Mas, através das ações do Programa Rio Rural um novo caminho sustentável vem sendo construído.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress