Estudantes ocupam campus da UFF em Santo Antônio de Pádua

2
Fotos: Divulgação.

Na última terça-feira (01.11), os estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Santo Antônio de Pádua decidiram ocupar o campus Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES). A ocupação é um protesto contra a PEC 55/2016 (PEC 241), que tem como objetivo limitar o aumento dos gastos públicos em diversas áreas, entre elas a educação, pelos próximos anos. Os alunos também buscam melhorias na instituição de ensino.

–  Entendemos que a PEC 55 representa o desmonte e o retrocesso total de todas as garantias do serviço público. Concluímos então que a ocupação é a forma viável e eficaz de luta diante da atual conjuntura. A ocupação foi votada democraticamente pelos discentes e deliberada na terça-feira, dia 01 de novembro de 2016, no regime de assembleia, apurada por contraste visual (método legítimo), no auditório INFES-UFF, PÁDUA – diz o comunicado publicado no evento de ocupação no facebook.

– A base deste nosso movimento de luta é, antes de tudo, expressar a nossa indignação diante dos ataques proferidos pelo nosso governo, enfatizando que a educação não é mercadoria e que não permitiremos que o nosso futuro, assim como as próximas gerações, sofra retrocessos destas políticas públicas impostas pelo mesmo – ressalta o comunicado.

Apesar da ocupação já estar no quarto dia, as aulas seguem ocorrendo normalmente no campus, até a próxima assembleia, onde será decidido haverá necessidade da paralisação. Até agora, os ocupantes estão realizando eventos acadêmicos abertos à comunidade (debates, aulas públicas, palestras, entre outros) com a participação de alunos e professores. A programação da ocupação nesta sexta-feira (04.11) conta com uma oficina de práticas agroecológicas, partidas de vôlei, produção de mudas nativas para arborização do INFES, mesa redonda sobre diversidade, gênero e sexualidade, e aulas públicas sobre a crise enfrentada pelo Rio de Janeiro e a atual conjuntura do Estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress