Estudantes se preparam para o Enem; exame tem 8,7 milhões de inscritos

estudantes 3
Fotos: Reprodução

Nas bancas de jornal, na internet, nas paradas de ônibus, as dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão em toda parte. Daqui a uma semana, mais de 8 milhões de candidatos farão as provas. Sozinhos ou em grupo, os estudantes se preparam na reta final para o exame.

Explicações, notícias, simulados, provas, gabaritos, correções, videoaulas são algumas das ferramentas que podem usadas para se preparar. Vários sites como o Brasil Escola, ajudam na preparação dos estudantes.

De acordo com o balanço do Enem 2014, quase 5 milhões de inscritos já concluíram o ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram podem usar as notas do Enem para conseguir um certificado de conclusão do ensino médio. Quem concluiu ou concluirá no final desse ano pode usar o desempenho no Enem para entrar no ensino superior público através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou vestibulares que usam a nota do Enem.

estudantes 1No caso das instituições particulares, existem as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os participantes que já estão no ensino superior podem usar a pontuação no Enem para conseguir uma bolsa de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.

O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos e será realizado em 1,7 mil cidades brasileiras. Para se preparar para o exame, os candidatos podem acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.


Mais do SFn