Exercícios contínuos (aeróbicos) não é o melhor método para otimizar o processo de emagrecimento

Saúde e boa forma depende de um equilíbrio básico e otimizado de dois processos: Anabolismo e Catabolismo.

  • Anabolismo é o estado de construção. Ou seja, é neste estado que o corpo repara, regenera e constrói componentes no organismo, como os músculos, por exemplo.
  • Catabolismo é o estado de “destruição”, onde o corpo está se desfazendo de partes dele mesmo, por exemplo, queimando músculos.

Se esta balança está equilibrada ou tende para o lado do Anabolismo, estamos em ordem! Agora, se esta balança tente para o lado catabólico, algo está errado e nossa saúde está na linha.

corrida2Corrida e outros exercícios contínuos (aeróbicos)

A verdade, por mais amarga e difícil de engolir que seja, é que, exercícios aeróbicos, frequentes e de longa duração NÃO são saudáveis ao corpo.

A prática contínua de exercícios aeróbicos, como a corrida, com o passar do tempo, vão afetando a saúde de forma séria. Todas estas consequências são progressivas e causadas por exercícios inadequados (corrida e outros do gênero) que são primordialmente catabólicos e frequentes a ponto de inibir o estado anabólico do corpo.

OBS: Assista uma maratona e veja como os corredores têm um físico magro e de muito pouca musculatura. Agora, em contraste, assista as olimpíadas e veja as competições de corrida de 100m rasos. Veja como os atletas são fortes e musculosos. O primeiro, treina com exercícios aeróbicos e frequentes, já o segundo, primordialmente, treina com exercícios intervalados de alta intensidade (interval training).

Qualquer atividade que é muito repetitiva em sua essência tem um efeito de “uso e desgaste” do corpo e sua prática contínua irá acabando por inibir a capacidade do corpo de se recuperar.

E ainda tem mais!

Este tipo de exercício, ou seja, exercício aeróbico, NÃO É:

  • Não é a melhor forma de melhorar seu condicionamento físico, ao contrário do senso comum.
  • Não é a melhor forma de exercício para queima de gordura, ao contrário do senso comum.
  • Não é saudável para o corpo, ao contrário do senso comum.

Além disso, como estes exercícios leves/moderados contínuos (aeróbicos) não utilizam os músculos de forma intensa o bastante, eles contribuem para que os mesmos se atrofiem.

 

Lívia Pessanha

CREF: 039010-G/RJ

Graduada em Educação Física

Pós-Graduando em Musculação e Personal Trainer

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress