quinta-feira , 30 março 2017

Falha no WhatsApp permite que qualquer app acesse suas mensagens

Olá pessoal estou aqui mais uma semana para tratarmos sobre Internet e Tecnologia. Essa semana quero compartilhar com vocês algo muito interessante que descobri, e que pode ser do interesse de muita gente que usa o WhatsApp.

No meu último post falamos entre outros assuntos, sobre a compra do WhatsApp pelo Facebook, e uma coisa que achei interessante foi o desespero de alguns após um boato ter circulado pela internet de que todas as suas postagens no whatsApp seriam incorporadas na time line do Facebook. Você estaria tranquilo se isso acontecesse de verdade? Não precisa responder.

Porém uma falha de segurança séria foi identificada no WhatsApp, que permitiria que qualquer outro aplicativo tivesse acesso às mensagens que o usuário troca com seus contatos. A falha foi encontrada e revelada pelo especialista em segurança Bas Bosschert.

A conclusão é que o aplicativo falha na hora de criptografar o backup das mensagens, expondo os usuários sem precisar de muito esforço.

Segundo o especialista, a falha acontece quando o usuário realiza o back-up das mensagens para não perdê-las em caso de desintalação e reinstalação, por exemplo. O app estaria usando a mesma criptografia todas as vezes, em vez de criar uma nova chave para cada usuário. Pior: a encriptação do WhatsApp já é quebrada com grande facilidade.

Isso significa que o armazenamento dos dados no aparelho é feito de forma insegura e outros aplicativos maliciosos podem roubá-lo sem problemas, para abrir as mensagens do usuário ou procurar dados pessoais. E as versões mais antigas do app nem mesmo encriptavam as mensagens.

Ao salvar estas informações no cartão SD, basta que o usuário dê permissão para o aplicativo malicioso ler o armazenamento externo para que ele receba acesso a estas informações. “Como a maioria das pessoas permitem tudo em seus aparelhos Android, isso não é um problema”.

Então é melhor pensar muito bem  como vai usar seu WhatsApp e outros apps de compartilhamento!

Abraço e até a próxima.

SFn