Fé e cultura popular: “Encontro de Folclore” vai movimentar Duas Barras e Monnerat Evento é um dos mais importantes e tradicionais encontros de Folias de Reis do estado, e já chegou a contar com 80 apresentações

Evento é um dos mais importantes e tradicionais encontros de Folias de Reis do estado, e já chegou a contar com 80 apresentações

Fotos: Divulgação

Patrimônio imaterial do município de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, o “Encontro Folclórico”, que é um dos eventos mais tradicionais do calendário da cidade, acontece nesse primeiro fim de semana no ano, na Praça Governador Portela, onde um presépio é montado em frente à sede da Prefeitura. Um dos mais importantes e tradicionais encontros de Folias de Reis do estado, o encontro já chegou a contar com 80 apresentações, incluindo grupos de diversos lugares do Brasil, o que inspirou o seu mais experiente locutor, Geraldo Veloso, a apelidar a cidade de “Maracanã das Folias de Reis”. Já no domingo – próximo dia 12 -, a apresentação das Folias de Reis vai movimentar Monnerat. Os grupos vão desfilar pelas ruas e cantar no presépio armado na praça principal do distrito. (Continua após a publicidade)

Alguns grupos são comandados por mestres que cantam há mais de meio século em desfiles pelo município. A herança de cultura e fé, segue mantendo viva a tradição dos antigos reiseiros e atraindo moradores e visitantes. De origem Portuguesa e ligada às comemorações do culto católico do Natal, as populares “Festas de Reis” são manifestações culturais passadas de geração em geração, que vem sendo preservadas como uma das principais riquezas culturais no município. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a manifestação popular possui um caráter cultural e religioso, e ocorre entre o dia 24 de dezembro e 6 de janeiro, Dia de Santos Reis, data em que, segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, visitaram o recém-nascido Jesus. Diante dos presépios os grupos realizam suas apresentações em seus trajes, cantos, sons de instrumentos de percussão, sanfonas e, na caracterização do “Palhaço”.

O personagem mascarado, de presença marcante, participa desenvolvendo criativamente em versos e rimas, os populares “calangos ou desafios” e ainda suas improvisadas poesias, conhecidas como “leras”. Conduzida pelo alferes, a bandeira, símbolo que representa os três Reis Magos e a identidade sagrada do grupo, vai sempre a frente do cortejo peregrino. A programação do Encontro em Duas Barras começa a partir das 20h de hoje (04/01), se estendendo até o domingo, dia 05, quando haverá missas, Rituais no Presépio, Canto das Profecias, e apresentação das Folias no Presépio. A programação segue em Monnerat no dia 12 de janeiro, domingo, com eventos a partir das 8 da manhã, como missas, apresentações e momento Mariano.

Mais do SFn