Febre maculosa: três mortes foram registradas em Varre-Sai

carrapatos 2
Fotos: Blog do Adilson Ribeiro

Três homens morreram com suspeita de terem contraído febre maculosa, doença transmitida por carrapatos. Os três eram pescadores e teriam tido contato com capivaras durante uma pesca no Rio Carangola, em Natividade, município vizinho a Varre-Sai. A capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente estão investigando os casos.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra. No Brasil, há casos de febre maculosa principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Não existe vacina contra a febre maculosa brasileira.

carrapatos 3As vítimas morreram entre os dias 21, 23 e 25 deste mês. Pesquisadores da Secretaria Estadual de Saúde e Instituto Fiocruz, acompanhados de agentes do Núcleo de Vigilância Ambiental de Natividade, iniciaram trabalho de coleta de carrapatos, em duas áreas – Braúna e Tubiacanga – que ficam as margens do Rio Carangola, local onde os pescadores teriam tido contato com os carrapatos. O material coletado deverá ser enviado a exame laboratorial, que poderá confirmar ou descartar tal hipótese. Os pontos pesquisados são habitados por centenas de capivaras, que povoam as regiões ribeirinhas.

A bactéria causadora da doença, a Rickettsia rickettsii (riquétsia), pode ser encontrada em capivaras e em carrapatos estrela (Amblyomma cajennense) contaminados, sendo que ambos poderão transmiti-la. carrapatos 4Quando uma capivara é infectada, ela se torna transmissora da bactéria durante 2 a 3 semanas, período chamado de bacteremia. Se um carrapato estrela não contaminado mordê-la, ele será infectado e se tornará também um transmissor da bactéria. Essa contaminação pode ocorrer durante os três estágios de desenvolvimento do carrapato — larva (micuim), ninfa (vermelhinho) e adulto (carrapato estrela).

No caso das fêmeas de carrapato infectadas, ocorrerá a transmissão transovariana: os ovos ficarão contaminados e as larvas já nascerão transmissoras. A capivara é um hospedeiro habitual de carrapatos estrela: chega-se a encontrar de centenas a milhares desses parasitas em um único animal. A febre maculosa é transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato estrela infectado com riquétsia. A doença causa febre, dor muscular, cefaléia e, em 70% dos casos, manchas na pele a partir do terceiro dia após a infecção, podendo haver necrose das extremidades e, nos casos mais graves, levar à morte.

carrapatos 5

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress