Fenômeno causará “sumiço da lua” na noite de sábado (9)

lua 3
Fotos: Arquivo SF Notícias.

9 de janeiro de 2016 ficará marcado como o dia em que a lua sumiu. Não, não é nenhuma história de ficção. Na noite deste sábado, a lua não poderá ser vista da terra durante alguns instantes. Isto porque, por volta das 23h30m, ela se posicionará exatamente entre o planeta e o sol, ficando sem receber nenhuma incidência da luz solar, dando a impressão que desapareceu.

O fenômeno será aproveitado por especialistas para ampliar os estudos do céu, já que o brilho da lua não ofuscará os instrumentos de observação. Segundo o presidente da Associação Riograndense de Astronomia (Anra), professor Antônio Araújo Sobrinho, “a luz que reflete durante a Lua Cheia ofusca muito as lentes dos telescópios. E a vantagem da noite sem lua é observar todos os demais astros com mais detalhes”.

– O fenômeno da noite sem lua será estratégico para observar o planeta Vênus e os anéis de Saturno. Tudo bem que os dois podem ser vistos a olho nu e a conjunção (sobreposição visual dos dois) que começou nessa quinta-feira (7) já é um grande espetáculo à parte, mas a falta de Lua será uma mão na roda para que “até mesmo telescópios de pequeno porte consigam ver os detalhes desses dois astros -, confirma Araújo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress