Ferramentas de apoio ao empreendedor contribuem para e-commerce de sucesso Números recentes revelam uma realidade assustadora quanto aos índices de falha deste tipo de negócio. Ainda assim, torna-se possível superar os desafios, com o espírito e os aliados certos

Números recentes revelam uma realidade assustadora quanto aos índices de falha deste tipo de negócio. Ainda assim, torna-se possível superar os desafios, com o espírito e os aliados certos

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A criação de espaços comerciais online é cada vez mais comum. Ainda assim, ter uma loja online não significa que consiga transformá-la num caso de sucesso. Números bastante recentes revelam uma realidade assustadora quanto aos índices de falha deste tipo de negócio. Ainda assim, torna-se possível superar os desafios, com o espírito e os aliados certos. Venha conhecer ferramentas de apoio ao empreendedor que contribuem para garantir o sucesso de espaços de e-commerce.  O mundo atual estendeu aos empreendedores a possibilidade de transformarem – de forma mais simples e mais rápida do que nunca – as suas ideias em realidades concretas. De facto, criar uma empresa digital nunca foi mais fácil.

Em pleno século XXI, criar de raiz um espaço de e-commerce na Internet é fácil e as oportunidades de sucesso são-lhe, evidentemente, inerentes. Ainda assim, esta não é, também, uma época isenta de desafios. Na verdade, a par com as maiores facilidades nasceram desafios igualmente grandes. Os números de 2018 indicam que, apenas neste ano, o número de empresas online no mundo terá aumentado na ordem dos 23%, o que nos leva, de imediato, a constatar que a concorrência neste setor é intensa.

De fato, perante as dificuldades financeiras e algumas situações comuns – como o desemprego e a precariedade – cada vez mais pessoas começaram a voltar-se para o mundo digital na busca por alternativas laborais ou para ganhar rendimentos extra, que lhes permitam uma vida mais digna e estável. No Brasil, a realidade a que se assuste, por quem toma este tipo de decisão, não é muito positiva em termos estatísticos. Números emitidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indicam que a maioria (60%) das empresas falham no primeiro ano da sua atividade, sendo que a estatística ascende aos 80% quando se considera o primeiro ano e meio. Isto é: a grande maioria das empresas digitais não consegue sobreviver mais do que 18 meses por entre as dificuldades do mercado, incluindo a concorrência.

Sem muitos fundos para investir, os empreendedores necessitam, por isso, de buscar outro tipo de fórmulas e aliados. Existem, de facto, ferramentas pouco dispendiosas ou mesmo gratuitas que podem ajudar a superar as dificuldades, estruturando uma identidade mais sólida para o negócio e fazendo com que este tenha um maior potencial para o sucesso. Venha conhecer algumas das ferramentas de apoio ao empreendedor que ajudam na construção de marcas com maior potencial de êxito.

1. Ferramentas para gerar uma imagem para a marca
O logótipo é um dos aspetos mais importantes da identidade de uma marca, já que se trata do elemento que permite o seu reconhecimento visual por parte do grande público. Hoje, encontra ferramentas que permitem gerar um logotipo gratuito, o que pode ser um bom apoio para os empreendedores que querem garantir um bom logo sem precisarem de gastar valores exorbitantes com criativos e designers digitais. Um bom logótipo deve considerar aspetos como o setor em que a marca atua, os seus valores, os seus ideais e os seus objetivos, recriando sobre estes um conceito sob a forma de imagem, onde todos os aspetos – da cor, ao tipo de letra (se existir) e às formas – transmitam uma mensagem que dignifique a marca.

2. Ferramentas para gerar o nome para a marca
O nome da marca é o primeiro dos aspetos identitários de um negócio. Este elemento não só irá apresentar um negócio aos consumidores como será o aspeto primordial da sua identificação. Este nome deve ser um elemento distintivo, carregar traços identitários, ser apelativo, único, sonante e corresponder a um domínio da Internet que se encontre livre. Felizmente, hoje, os empreendedores têm ferramentas gratuitas para ajudar a gerar o nome ideal.

3. Ferramentas para gerar o slogan para a marca
Também o slogan é um elemento da identidade da marca que não pode ser descurado. Este trata-se de uma frase apelativa, que atrai a atenção dos consumidores e ajuda no reconhecimento célere de uma determinada marca, facilitando o encontro entre a empresa digital e o consumidor final. Embora esta frase deva responder a várias caraterísticas – incluindo estar de acordo com os valores empresariais, ser curta e memorável – criá-la é agora mais simples, com o apoio das ferramentas gratuitas que ajudam o empreendedor no processo criativo.

4. As plataformas de mídia social
Depois da criação de uma identidade sólida, a sua promoção é fundamental para o sucesso e, para promover uma marca, existem também, hoje em dia, ferramentas de uso gratuito que pode aproveitar. As plataformas de mídia social, tais como o Instagram ou o Facebook são espaços nos quais pode, por baixo custo ou de forma gratuita, levar mais longe a sua empresa e apresentá-la às massas. Independentemente de utilizar ou não a promoção financiada destes sites, eles apresentam-se como plataformas sociais únicas para levar mais longe ideias, conceitos e produtos, valendo a pena usá-las para promover a sua marca.

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