segunda-feira , 20 janeiro 2020

Festival de Folia de Reis vai movimentar Cantagalo neste fim de semana A expectativa é de que até 25 folias - de cidades como Cordeiro, Friburgo, São Fidélis, e outras - participem

A expectativa é de que até 25 folias - de cidades como Cordeiro, Friburgo, São Fidélis, e outras - participem

Fotos: Divulgação

O município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, vai respirar ainda mais cultura no próximo domingo (15/12). A Secretaria de Cultura e Turismo irá promover o XXI Festival de Folia de Reis. As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica vão invadir pela vigésima primeira vez as ruas da cidade. O evento conta com o apoio da Associação de Folias de Reis de Cantagalo e acontecerá na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele (Rua do Gamas), no Centro da cidade. A expectativa para este ano é que entre 20 a 25 Folias estejam presentes no tradicional encontro. O início do festival está previsto para às 9h, e deve se estender ao longo de todo o dia. A previsão de duração das apresentações é de no máximo 20 minutos para cada Folia, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo. Cada folia participante receberá um certificado especial e um troféu por sua participação no evento. (Continua após a publicidade)

“O Festival de Folia de Reis permite aos foliões dar voz a uma cultura popular, folclórica e milenar com ambivalência de diversos personagens, desde as pastorinhas, os sanfoneiros, os cantores até o palhaço, uma figura ambígua que representa, segundo relatos, a perseguição do Rei Herodes ao menino Jesus e que tentam por meio das brincadeiras pedir perdão pelo que fez. Esse ano completamos 21 anos de festival em nossa cidade e é sempre um prazer ter a oportunidade de manter viva essa tradição.” – destacou o assessor de cultura, Matheus Lucas. As Bandeiras de Cantagalo serão as primeiras a receber a carteirinha do folião da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, graças ao trabalho conjunto da Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo e a SECEC-RJ. Esta carteirinha visa reconhecer, dar viabilidade e facilitar a atuação das bandeiras de folia de reis do estado do Rio. O Festival irá prestar homenagens a nomes que foram significativos para o movimento de cultura popular na região: Chiquinho Feijó, Odir Nacif e Arlete Lins. Os três tiveram grande participação no movimento de Folias de Reis no interior fluminense. De acordo com o presidente da Associação de Folia de Reis, Gabriel Fidélis, são esperadas folias de Cordeiro, Friburgo, São Sebastião do Alto, Carmo, São Fidélis e outras cidades.

Mais do SFn