Festival de Poesia Falada e Semana Cultural preservam o título fidelense de “Cidade Poema”

Foto: Kariny Maia
Foto: Kariny Maia

Realizado pela primeira vez em julho de 1961, o Festival de Poesia Fidelense abriu caminho para uma nova geração de poetas, não só da cidade, mas de todo o país. Quando o atual secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Barcelos, assumiu o cargo, seu primeiro pedido foi retomar as atividades do Festival (que não acontecia há dez anos) e acrescentar a palavra “Aberto” ao título, atraindo escritores de todo o território brasileiro.

O sucesso desse retorno se deu pelo acréscimo de diversos movimentos culturais, como música, dança e teatro, além de ser totalmente aberto ao público. Atualmente, o Festival faz parte da Semana Cultura da cidade, que está em sua terceira edição. Para o secretário, o Festival é importante em diversos pontos.

“É importante em vários sentidos. Nós temos esse título de “Cidade Poema”, que

Foto: Arquivo

foi um trabalho feito por poetas na época de 30, 40 e tem vários momentos para se chegar a esse título e depois a história de que a Cidade Poema precisa ter pessoas envolvidas com a poesia, não só a geográfica, que é muito forte na nossa cidade, mas a literária. Também é importante para a formação e sustentação da língua portuguesa, porque um país que perde sua identidade deixa de ser pátria” afirmou.

Tal poesia geográfica engloba as belas paisagens, construções históricas, entre outras belezas naturais e arquitetônicas, que fazem de São Fidélis a Cidade Poema nas palavras e na visão. Portanto, segundo Ronaldo, são essas belezas da terra fidelense que serão exaltadas na Semana Cultural.

semana cultural 5“A gente sempre trabalha a questão da cultura da nossa terra, claro que temos os nossos convidados porque precisamos ver pessoas diferentes, conhecer coisas novas, até por uma questão de incentivo, mas estamos trabalhando com muito carinho a nossa música, a nossa poesia, a nossa dança, tudo que é de solo fidelense. E a Feira do Livro, que é um momento muito bom que é a propagação de livros no meio da juventude, por exemplo, nas duas feiras que foram realizadas tivemos cerca de 120 mil livros que foram espalhados junto aos jovens e adultos” disse.

A Semana Cultural será realiza entre os dias 3 e 10 de setembro, com atrações na Praça e no Anfiteatro da Biblioteca Municipal “Corina Peixoto de Araújo”, localizadas no centro da cidade. O Festival acontece nos dias 9 e 10, às 20h. Aos interessados, o secretário faz um convite. “As pessoas que quiserem comprovar, precisam vir participar, porque é um momento muito importante para nossa cultura e para o nosso município”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress