procissão são pedro

Fiéis seguem a tradição e fazem procissão para São Pedro

sao pedro 4
Fotos: Vinnicius Cremonez

A tradicional procissão de barcos em comemoração ao dia de São Pedro, foi mantida pelos católicos em São Fidélis. Os fiéis se reuniram no final da tarde deste domingo (28) em um porto na Rua Euclides da Cunha (beira-rio) no centro da cidade, de onde saiu a procissão com destino à Igreja localizada no bairro sao pedro 5Vila dos Coroados.

Muitos fiéis se aglomeraram ao longo do calçadão às margens do Rio Paraíba do Sul para acompanhar a procissão. Antes de começar a procissão, os fiéis fizeram uma oração, e pediram chuva para que o Rio Paraíba volte ao nível normal.

sao pedro 7Cerca de 15 barcos enfeitados e com imagens de São Pedro, e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, subiram o Rio Paraíba do Sul em direção a um porto no local conhecido como “Arraial do Sapo” na Vila dos Coroados, de onde os fiéis percorreram um pouco mais de um quilômetro a pé, pela Avenida Emygdio Maia Santos e pela Rua nossa senhora aparecida 2Missionário Salomão Guinsburg, até a igreja.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: “És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja”.

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas. São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

sao pedro 3

SFn