Filhote de puma yagouaroundi resgatado em Cantagalo segue se recuperando em clínica A fêmea foi encontrada acuada em um curral num sítio em dezembro, desnutrida e com escoriações

A fêmea foi encontrada acuada em um curral num sítio em dezembro, desnutrida e com escoriações

Fotos: Divulgação

O filhote de jaguarundi – nome científico puma yagouaroundi – também conhecido como gato-mourisco, encontrado em um sítio na zona rural de Cantagalo segue se recuperando em uma clínica veterinária do município. A fêmea, foi encontrada acuada em um curral, e resgatada pelo Corpo de Bombeiros no dia 18 de dezembro. O animal, que tinha aproximadamente dois meses, estava desnutrido e apresentava escoriações nas patas. O filhote foi encaminhado para a veterinária Josiane Leitão Abreu, e segue sob os cuidados da mesma. “Ela está se recuperando bem! Em menos de um mês passou de 430g para 870g. Está mais animada! As lesões das patinhas também cicatrizaram. Continuamos com reforço alimentar e suplementação” – disse a veterinária. (Continua após a publicidade)

A profissional acredita que a mãe do filhote tenha sido morta. Ela afirma que a espécie se encontra na lista de ameaçados, mas apesar disso, há relatos de aparecimento da mesma na Região Serrana. O objetivo é que após a recuperação completa do filhote ele retorne para a natureza. “Estamos pesquisando e entrando em contato com algumas reservas, a maioria em São Paulo. Quero encontrar um lugar que tenha pelo menos outro da mesma espécie” – informou Josiane.

Mais do SFn