Filhotes de gambá são abandonados em clínica veterinária em São Fidélis Segundo os proprietários, uma mulher levou os animais até a clínica em uma sacola e deixou os mesmos no local

Segundo os proprietários, uma mulher levou os animais até a clínica em uma sacola e deixou os mesmos no local

Fotos: Arquivo pessoal

Três filhotes de gambá, recém-nascidos, foram abandonados em uma clínica veterinária no Centro de São Fidélis, na manhã desta sexta-feira (18/10). De acordo com os proprietários, uma mulher chegou ao local com os animais dentro de uma sacola, deixou os filhotes e foi embora. Ela sequer teria explicado onde os filhotes estavam ou o que teria acontecido com a mãe deles. Um dos filhotes está com um ferimento na cabeça. A clínica acionou a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e após serem avaliados por uma veterinária da clínica, os gambazinhos foram levados pela secretária da pasta, Jadária Marchetti. Ao SF Notícias ela disse que, geralmente, filhotes de animais silvestres resgatados pela secretaria ficam na sede da mesma recebendo os cuidados necessários, mas como a secretaria não funciona no fim de semana, ela irá cuidar deles em casa. (Continua após a publicidade)

Quando estiverem prontos para serem introduzidos à natureza, os filhotes serão, à princípio, soltos em um bosque, próximo ao antigo Matadouro Municipal, às margens da RJ-158. Segundo Jadária, mais de 800 mudas de árvores nativas já foram plantadas no local. A espécie, às vezes confundida com ratazanas, não oferece riscos aos humanos, mas muitas vezes esses animais acabam sendo mortos ou feridos. Além de inofensivos, são extremamente importantes na dispersão de sementes e no controle de pequenos invertebrados – como baratas, por exemplo.

Mais do SFn