terça-feira , 18 fevereiro 2020

Fim de semana deve ser de sol, calor e pancadas de chuva típicas de verão na região Zona de Convergência do Atlântico Sul que contribuiu para a ocorrência das chuvas na região, está se desconfigurando

Zona de Convergência do Atlântico Sul que contribuiu para a ocorrência das chuvas na região, está se desconfigurando

Fotos: SF Notícias

As chuvas intensas que provocaram diversos transtornos em parte da Região Sudeste ocorreram devido ao avanço de uma frente fria pela costa dos estados de SP e do RJ. No decorrer da segunda-feira (10/02) a frente fria se deslocou pela costa de São Paulo, iniciando o processo de formação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Na tarde de quarta-feira, a chuva se intensificou sobre a Região Serrana do Rio, e durante a madrugada de quinta, avançou para o Norte e Noroeste do estado. Vários municípios dessas regiões registraram grandes volumes de chuva. Com a desconfiguração da ZCAS, o sol voltou a aparecer, mas com o calor e a alta umidade, ainda disponíveis na atmosfera, podem voltar a ocorrer temporais típicos de verão. (continua após a publicidade)

Segundo a Climatempo, para este fim de semana, a previsão é de sol e a volta do calor no estado do Rio de Janeiro. A temperatura sobe rapidamente e passa dos 30°C, exceto nas cidades serranas. Ainda há previsão de pancadas de chuva no fim da tarde e à noite, mas só em alguns locais. Não deve chover de forma generalizada – em várias cidades, como na quinta.

Mais do SFn