Gato Maracajá, ameaçado de extinção, é filmado no Parque Atalaia, em Macaé

Felino foi devolvido ao ambiente na parte interna do Parque em junho e apresenta bom estado de saúde

O gato Maracajá, animal ameaçado de extinção, que foi devolvido ao ambiente na parte interna do Parque Atalaia, em Macaé, no dia 8 de junho, foi filmado nos primeiros minutos do dia 26 de junho, em área no interior do bosque. De acordo com o coordenador do Parque Atalaia, o biólogo Alexandre Bezerra, o animal apresenta estado bom de saúde. O gato Maracajá é um animal silvestre muito parecido com a jaguatirica, embora menor, e de cauda mais longa. (Continua após a publicidade)

A câmera que fará o monitoramento até o ano que vem, também capturou imagem de uma cuíca, um gambá e um rato silvestre. “Estes animais são parte da cadeia alimentar do gato Maracajá, um controlador biológico que evita a superpopulação desses bichos”, informa Bezerra, frisando que a Guarda Ambiental ainda faz rondas constantes no local para evitar impactos à natureza e visando preservar a biodiversidade da Mata Atlântica.

O gato havia sido capturado no dia 07 de junho, no distrito da Bicuda Grande. Ele foi imobilizado pelo Guarda Ambiental Luis Nogueira, membro da equipe de Educação Ambiental, que o entregou para os funcionários soltá-lo no ambiente. Ele foi libertado pelas equipes do parque, do setor de fauna da Secretaria de Ambiente e de zoologia, do Instituto de Sustentabilidade e Biodiversidade (antigo Nupem/ Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para o monitor do Parque, Marcelo Tavares Viana, as equipes envolvidas obtiveram sucesso no processo de soltura e adaptação do espécime. “Isso é um indicador de que o Parque Atalaia pode ser utilizado para a reintrodução dessa espécie de felino e de outras da fauna nativa da Mata Atlântica, com o objetivo de aumentar populações ameaçadas e minimizar o risco de extinção”, explica.

Ele relata que animais de outras espécies da fauna nativa têm sido introduzidos no Parque, como algumas espécies de papagaios, de primatas, além de aves de rapina e de outros mamíferos. Quem quiser informar o aparecimento de algum animal silvestre ou ameaçado em extinção em ambiente urbano, pode ligar para a Secretaria de Ambiente, 2772 3571, 2772 3597 e 2772 3377.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress