quinta-feira , 21 setembro 2017

Gerenciamento efetivo do tempo

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Oi pessoal, tudo bem?

Sabe qual a semelhança entre um empreendedor de sucesso e um grande fracasso nos negócios? O dia de ambos tem 24 horas! Se você já teve aquela sensação de chegar ao fim do dia cansado e sem ter feito tudo que tinha que fazer porque faltou tempo, então o papo de hoje é pra você!

A administração efetiva do tempo talvez seja um dos temas mais difíceis para mim, já que sou um tanto quanto desorganizado… Até mesmo por isso, tenho utilizado um método simples e que tem me ajudado a organizar minhas tarefas e tempo. Então, se funciona pra mim, com certeza vai ajudar você também. Vamos às dicas!

 

 

  1. Compre uma agenda ou caderno. O processo começa assim: dedique uma agenda ou caderno somente para anotar suas tarefas e compromissos. Você pode utilizar a agenda ou programa específico de seu tablet, mas tente fazer algo simples, pois, quanto menor o esforço, mais fácil será manter a rotina de ser organizar. Outra dica importante: não confie somente na sua memória!
  1. Comece listando as tarefas mais importantes do dia. Identificar o que é realmente importante para o seu negócio é crucial para uma boa administração do tempo. Você não precisa fazer tudo sozinho (e nem pode), então identifique aquelas tarefas que você vai fazer e as que vai delegar para outra pessoa. Aproveite este tempo para identificar o que não precisa ser feito e eliminar de sua lista!
  1. Inicie pelo mais fácil. Procure colocar uma tarefa mais simples no início do dia. Isso ajuda a dar aquela motivação que tanto precisa para encarar as outras mais complicadas.
  1. Coloque uma estimativa de tempo para cada tarefa. Esse passo simples ajuda muito a identificar algo óbvio: você tem um limite do que pode fazer por dia! Some o tempo de todas as tarefas e compare com o tempo que tem disponível. Tem tarefa de mais e tempo de menos? É hora de voltar ao passo 2, eliminar alguma tarefa ou delegá-la para outras pessoas.
  1. Procure deixar tempo para imprevistos. Se você planejar utilizar 100% do seu tempo para executar suas tarefas fatalmente irá chegar ao final do dia deixando alguma coisa importante por fazer. Imprevistos acontecem e você terá que lidar com eles. Dependendo do tipo de negócio, sugiro deixar pelo menos 1 hora de folga na agenda para isso.
  1. Termine o seu dia planejando o próximo. Revise a sua lista de tarefas para ver se algo realmente importante deixou de ser feito. E lembre-se: aquilo que não for importante deve ser eliminado ou delegado para outra pessoa.

Procure persistir e não desista de investir seu tempo no planejamento. Sua satisfação no trabalho e o resultado dos seus negócios dependem disso!

Bons negócios e até a próxima!


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