Golpe usa mensagem sobre Enem para enganar usuários na internet

Fotos: Agência Brasil/ Reprodução
Fotos: Agência Brasil/ Reprodução

Nos dias atuais, a ferramenta frequentemente utilizada por bandidos é a internet, onde encontram facilidade para efetivar seus crimes e discrição quase absoluta sobre sua identidade. O golpe desmascarado da vez, procura enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Média (Enem), através de um e-mail com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores.

Parte do que consta no e-mail (foto): “Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população”.

Existem termos contidos no e-mail, que se analisados com cuidado, podem mostrar a farsa para o destinatário, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.

Outro aspecto que pode deixar evidente a enganação, é que na nota oficial nº 12838-2014, supostamente enviada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) sobre candidatos com erros no cadastro, não foi encontrada, ao contrário do que consta na mensagem.

Esses e-mails com o objetivo de se aprimorar de dados dos internautas, encontra-se um item comum entre eles, que é pedir as pessoas que preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto elaborado pelos golpistas diz claramente: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”golpes-rede

Esses golpes estão cada vez mais frequentes na internet, pela curiosidade causada nessas mensagens, que em algumas bem elaboradas acabam não dispertando desconfiança por parte das pessoas. Para não cair nessa armadilha, o ideal é ficar sempre alerta, instalar antivírus no computador e principalmente se considerar um e-mail suspeito, não abri-lo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress