Governo Federal alerta para risco de temporais no Sudeste nos próximos dias O aviso aponta a possibilidade de desastres naturais como enchentes, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra

O aviso aponta a possibilidade de desastres naturais como enchentes, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra

Órgãos do Governo Federal alertam para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação no Rio de Janeiro e demais estados do Sudeste até a próxima quarta-feira (04/03). O alerta conjunto foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta a possibilidade de desastres naturais como enchentes, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

As agências federais orientam as secretarias de Defesa Civil a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Moradores de áreas de risco ou que já tenham registrado desastres anteriormente devem procurar os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. Neste sábado (29/02) dois alertas foram emitidos para o estado do Rio: O Inmet alerta para acumulado de chuva, de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Segundo o CPTEC, o tempo fica instável com chuvas de moderada a forte intensidade que ao final do período poderão acarretar em acumulados expressivos. Os alertas abrangem Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Friburgo, entre outras cidades.

Ainda segundo o CPTEC, neste domingo (01/03) a circulação associada a um sistema de alta pressão em superfície (A) favorecerá o transporte de umidade do oceano para o continente sobre a parte leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e grande parte do Rio de Janeiro. Há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade já na noite deste sábado e que permanecem durante o domingo. Com isso, ao final do dia são esperados volumes elevados de precipitação.

Mais do SFn