Governo veta novo prazo para cidades acabarem com os lixões

Lixão de São Fidélis foto Vinnicius Cremonez 1
Fotos: Vinnicius Cremonez

Assim como já era previsto, o presidente em exercício, Michel Temer, vetou a emenda do Projeto de Lei de Conversão nº 15, da Medida Provisória 651/14, que dava a estados e municípios prazos até 2018 para fechar os lixões e até 2016 para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. Os planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor.

No veto, Temer disse que “a prorrogação de prazos, da forma como prevista, contrariaria o interesse público, por adiar a consolidação de aspecto importante da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, a imposição de veto decorre de acordo feito no plenário do Senado Federal com as lideranças parlamentares, que se comprometeram a apresentar alternativa para a solução da questão”.

A medida foi aprovada com a emenda no Senado, pois se o texto fosse modificado, precisaria retornar para última análise na Câmara dos Deputados e poderia perder o prazo de sanção. Além disso, o trecho sobre resíduos sólidos, inserido pelos deputados, é estranho ao princípio da medida, que trata de incentivos ao setor produtivo. Lixão de São Fidélis foto Vinnicius Cremonez 3Até o momento, a alternativa para as cidades que não cumpriram a meta de destinação correta dos resíduos sólidos é assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, que fiscaliza a execução da lei. Os gestores municipais que não se adequaram à política até o prazo estabelecido estão sujeitos a ação civil pública, por improbidade administrativa e crime ambiental.

No dia 01 de agosto, o governo federal já anunciava que não ampliaria o prazo para que os municípios acabassem com os lixões e passassem a armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários. O prazo acabou no dia 02 de agosto deste ano, e menos da metade dos municípios contam com destinação adequada do lixo.

Apenas 2.202 municípios no país contam com destinação adequada dos resíduos sólidos, o que representa 39,5% das cidades. Por outro lado, 60% do volume de resíduos já está com destinação adequada. Dos 27 estados, apenas Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco haviam concluído seus planos estaduais de resíduos sólidos. Para a ministra Izabella, o grande desafio é conseguir o engajamento dos governos estaduais. “Se não tiver uma coordenação dos governos estaduais, a União não pode coordenar na ponta todos os municípios, é necessária a coordenação, o engajamento e a governança dos estados”, disse.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010. Pela lei, o lixo tem que ser encaminhado para um aterro sanitário, forrado com manta impermeável, para evitar a contaminação do solo. O chorume deve ser tratado e o gás metano terá que ser queimado. Quem não cumpre a legislação está submetido às punições previstas na Lei de Crimes Ambientais, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

Lixão de São Fidélis foto Vinnicius Cremonez 8

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress