Grande parte da região deve sentir a falta de chuva até o fim do mês

Janeiro está sendo atípico, pois as médias de chuva para este mês são elevadas no Sudeste
Alagamento em Pádua em janeiro de 2018

Ruas alagadas, enxurradas, transbordamento de córregos e até granizo. Essas foram as manchetes na região no mês de janeiro de 2018, mas nesse ano a situação é outra. Mesmo estando na estação considerada “das chuvas”, tem chovido pouco no Norte e Noroeste do Rio.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ganhou força no começo do ano e reduziu as áreas de instabilidade, e consequentemente a nebulosidade e a frequência da chuva na Região Sudeste. “A intensificação da ASAS já pode ser considerado um efeito do processo da formação do El Niño”, completa a meteorologista.

Muitas horas de sol forte e pouca ou nenhuma chuva têm feito as temperaturas ficarem altas e o calor intenso está incomodando muito gente. E, infelizmente, a previsão aponta que a segunda quinzena de janeiro ainda deve ser marcada por tempo seco ou pouca chuva no norte/noroeste do Rio de Janeiro. Apenas na região Serrana/centro-sul do Rio que a chuva pode ser mais frequente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress