Guarda Mirim busca melhorar comportamento e disciplina escolar de jovens de Santa Maria Madalena

Foto: Mário Guimarães
Foto: Mário Guimarães

O projeto Guarda Mirim de Santa Maria Madalena  está buscando através da reinserção de valores fundamentais e da hierarquia da disciplina militar, melhorar o comportamento e a disciplina escolar de crianças e adolescentes da cidade.

Em entrevista ao SF Notícia, o cabo Gualberto, que atua através do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) no município, cerca de 60 alunos do 6º ao 9º ano escolar da rede pública, foram selecionados no início de março, através do corpo docente das escolas. Com idade entre 11 e 17 anos, eles passaram por um curso de formação com várias disciplinas, entre elas meio ambiente, educação física, ética e cidadania, estatuto da criança e adolescente, ordem unida, defesa civil e primeiros socorros.

Fotos: Guarda Mirim de Madalena
Guardas Mirins realizam plantio de mudas no Dia da Árvore.

Todos que ministram as disciplinas são voluntários, secretários municipais, enfermeiros e policiais militares. Após o curso, os alunos realizaram uma prova, da qual os 50 melhores classificados fazem parte efetiva da Guarda atual. Eles receberam fardamento e patentes de acordo com a classificação, o primeiro lugar é o coronel mirim, o segundo o tenente coronel e o terceiro major.

Os Guardas Mirins seguem recebendo instruções, se preparando para iniciar as atividades semanais, nas quais duas vezes por semana visitarão secretarias do município para desenvolver responsabilidade e adquirir novas competências.

O projeto tem duração de um ano e em 2017, no dia oito de junho uma nova turma será formada. Em desfile do dia do aniversário da cidade, os reservas que participaram neste ano darão lugar aos novos guardas. A Guarda Mirim foi criada através de uma lei municipal (2008-2016), ela prevê que essas crianças recebam uma bolsa auxilio R$ 100 por mês por ser empregado, todo o trabalho é desenvolvido em uma sala cedida pelo CIEP da cidade.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress