sexta-feira , 2 dezembro 2016

História e Cultura apresenta: os Símbolos de São Fidélis

Nossos símbolos, nossa identidade.
“São Fidélis, altaneira,
Lindo berço que Deus nos deu!”
( Hino Terra de Luz)

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 26
Fotos: SFnotícias / reprodução

Muitos já conhecem o conteúdo dessa postagem,mas vale sempre recordar e dar oportunidades para as novas gerações de conhecer e ter contato com um artigo mais atualizado sobre os símbolos do município de São Fidélis.
Todo país, estado ou município possui alguns símbolos que os identifica. A nível nacional, temos como símbolos da nação brasileira:o Hino, o Selo, o Brasão de armas e a Bandeira nacional.

Quem nunca se emocionou vendo jogo de Copa do mundo ou olimpíadas quando tocou o Hino e subiu a Bandeira do Brasil como gesto de grandeza a nação por um brasileiro ter conquistado uma vitória importante?Acho que quase todos nós. Para isso servem os símbolos para nos trazer a memória de nação de pertença ao Brasil.

Os símbolos também são um sinal da presença brasileira fora do território nacional, vai que um dia você se perca em país, o que fazer. Procurar uma embaixada brasileira, e para isso é só procurar um local onde tenha a bandeira, o selo ou o brasão do Brasil. São Fidélis assim como a federação e todos os municípios brasileiros possui seus símbolos, que no total são três:a Bandeira, o Hino e o Brasão de Armas.Vamos apresentar a você e explicar o significado de cada um deles.

Na lei orgânica de São Fidélis fica estabelecido:
“Art. 3º – São poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo.
Parágrafo Único – São símbolos do Município, a Bandeira, o Hino e o Brasão representativos de sua cultura e história.”

Brasão do Município de São Fidélis

12226654_1089681471054630_1455865287_nNosso brasão é repleto de muitos significados que nos lembram momentos únicos da história de nossas terras. O escudo nos remete a origem e aos portugueses colonizadores do Brasil. O templo da Igreja Matriz de São Fidélis, a mais importante construção do município,onde tudo começou; construída de 1799 a1808.

O cocar e algumas flechas trazem a memória dos Índios Puris e Coroados, nossos habitantes nativos. O símbolo franciscano nos lembra de nossos primeiros grandes religiosos e grandes contribuidores do desenvolvimento inicial da região, Frei Victório de Cambiasca e Frei Angelo Maria de Lucca e sua Ordem. Abaixo temos a representação da serra do sapateiro, uma das mais importantes e belas serras do município e ao alto, cinco estrelas que representam os cinco grandes desbravadores das terras fidelenses: Pedro Dias, Ângelo Severo da Silva, Faustino Cabral, Luiz Coelho e um sapateiro que não consta o nome, e por ultimo a faixa ondulada representa o rio Paraíba.

Embaixo encontramos um faixa com duas dadas, um a cada lado: 1840 e 1870, a primeira é a data da elevação à Freguesia pela Lei Provincial nº 177, de 2 de abril de 1840; a segunda, sua elevação à cidade, em vista da Lei Provincial nº 1.533, de 3 de dezembro de 1870, e os suportes acima das datas representam duas riquezas das terras acima da data de 1840 a cana e na data de 1870 o arroz.

Bandeira e Hino do Município de São Fidélis

12233144_1089681474387963_912568461_nInstituída bandeira do município em 13 de setembro de 1972 pelo então prefeito Humberto Lusitano Maia.

“O prefeito do município de São Fidélis, usando das atribuições legais, com fundamento no Art. 161, da Emenda Constitucional n 1, de 15 de fevereiro de 1970,
DECRETA:.
Art. 1. nº – A bandeira do município de São Fidélis constará de um paralelogramo verde de primavera, tendo no centro o brasão Armas do município, de autoria do heraldista e desenhista Alberto Lima, aprovado pela Resolução n 12, de 11 de abril de 1963.”

A bandeira de mesmo molde da nacional deve estar presente as repartições públicas quando em funcionamento e em ocasiões de solenidades.

Hino “ Terra de Luz”

O hino Terra de Luz se tornou oficial em 21 de junho de 1972 pelo Decreto n.nº 25/72, do prefeito Humberto Lusitano Maia:
“O prefeito municipal de São Fidélis, usando das atribuições legais, com fundamento no Artigo 161 da Emenda Constitucional nº l de 16 de fevereiro de 1970, DECRETA:Art. 1 – Passa a ser Hino Oficial do Município a composição musical “Terra de Luz”, de autoria do maestro fidelensePrisco José de Almeida”.
Em todas as ocasiões de solenidades no território de São Fidélis deverá ser executado o hino “Terra De Luz”. Porém, nota-se,ultimamente, que nem mesmo nas instituições escolares municipais a pratica de cantar o hino vem sendo praticada. Constata-se, mesmo, que muitos cidadãos fidelenses desconhecem o hino da cidade, o que deve ser modificado, para que se possa salvaguardar uma tradição importante da nossa terra”
Segue abaixo nosso Hino.

(Hino de exaltação à terra natal – Música e versos do maestro Prisco José de Almeida – abril de1950)

Salve terra fidelense,
Jóia rica do Brasil
Teu futuro nos pertence,
Serás sempre varonil!
Tua gente, sem fadiga,
Teu passado há de defender!
São Fidélis, terra amiga,
Nosso esforço tu hás de ter
(Bis)

Salve! Salve!
Linda terra feita de luz!
Glória! Glória!
Tudo em ti prende e nos seduz!
(Bis)

Na paisagem de beleza
Que te veste de esplendor,
A sublime natureza
Deu-te tudo! és um primor!
Nossos olhos sem canseira,
Fitam sempre tudo o que é teu!
São Fidélis, altaneira,
Lindo berço que Deus nos deu!
(Bis)

Salve! Salve!
Linda terra feita de luz!
Glória! Glória!
Tudo em ti prende e nos seduz.
(Bis)

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *