Hora de economizar: Cantagalo pode ter racionamento de água

cantagalo 2
Fotos: Vinnicius Cremonez / ascom

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) enviou ofício ao prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, solicitando intervenção da Prefeitura na conscientização da população quanto ao consumo cada vez mais consciente de água.

De acordo com a Cedae, a captação de água que abastece as cidades de Cordeiro e Cantagalo, que é feita em Monnerat, distrito de Duas Barras, está enormemente prejudicada pela falta de chuva, pelo prolongamento do período de estiagem e pelas altas temperaturas, agravada pela falta de consciência das pessoas na utilização da água tratada.

A empresa alerta para não utilizar a água na lavagem de automóveis, de calçadas e de casa. Evite molhar jardim com mangueiras, pois o desperdício de água é muito grande e ela vai faltar, já que a empresa será obrigada a promover medidas de racionamento.

Pensando em uma alternativa, a Prefeitura de Cantagalo cadastrou um projeto de construção de sistema de abasteciemnto de água no Sistema Integrado de Gerenciamento de Ações (Siga), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Objetivo é a captação de água no Rio Negro, num investimento estimado de mais de R$ 16 milhões. Projeto também beneficiaria parte de Cordeiro.

De acordo com o prefeito Saulo Gouvea, o projeto tem uma estimativa de investimento de R$ 16.150.477,35, valores com base em junho deste ano. A obra, assim que iniciada, teria prazo de 12 meses para a conclusão.

“Estamos em busca de recursos, pois a Prefeitura não tem como arcar com esse investimento. Esse projeto ganhou ainda mais força depois da crise hídrica que estamos enfrentando, afetando o atual sistema de abastecimento, que teve sua vazão drasticamente reduzida não só pela questão da crise, mas, também, em virtude do próprio crescimento populacional das duas cidades ao longo dos anos – explicou Saulo Gouvea, acrescentando que a estação de abastecimento de Cantagalo foi projetada para também atender parte da vizinha cidade de Cordeiro, o que resolveria não só problema de uma cidade como ainda desafogaria o abastecimento da outra. Trata-se de um empreendimento que irá atender a uma população de cerca de 30 mil habitantes entre a sede do município de Cantagalo e parte do município de Cordeiro, contemplando um crescimento populacional de aproximadamente 30 anos”, disse o prefeito de Cantagalo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress