Fotos: Reprodução/ Fan F1

Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, precisa de doações de sangue “O-” com urgência Tipo O- é conhecido como doador universal, por isso é frequentemente usado em situações de emergência

Tipo O- é conhecido como doador universal, por isso é frequentemente usado em situações de emergência

Foto: Reprodução

O Hospital São José do Avaí, unidade de referência no Noroeste Fluminense, está precisando de doações de sangue do tipo O- com urgência. Os interessados em ajudar e colocar uma vírgula onde poderia ser um ponto final devem se dirigir até o banco de sangue do HSJA.

O O- é o tipo sanguíneo mais solicitado, pois pode ser infundido em qualquer pessoa sem que ocorra rejeição do organismo. Desta forma ele é frequentemente usado em situações de emergência. Por outro lado, indivíduos com sangue O- só podem receber esse tipo sanguíneo.

Para doar é preciso levar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e derivados de leite nas três horas que antecedem a doação, não fumar duas horas antes de doar e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h. O Banco de Sangue do HSJA fica na Rua Coronel Luiz Ferraz, nº 397, no Centro de Itaperuna.


Mais do SFn