quarta-feira , 22 novembro 2017

IFF oferece 1.064 vagas em cinco editais de processos seletivos Inscrições podem ser feitas entre o dia 28 de agosto a 1.º de setembro

Inscrições podem ser feitas entre o dia 28 de agosto a 1.º de setembro

Fotos: SF Notícias

O Instituto Federal Fluminense divulgou cinco editais, destinados aos Processos Seletivos de Ingresso de Portadores de Diploma de Cursos de Graduação, Reingresso de Alunos Evadidos e Transferências Interna e Externa.

Ao todo, são ofertadas 1.064 vagas, distribuídas entre os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã. As inscrições deverão ser realizadas de 28 de agosto a 1.º de setembro de 2017, das 14h às 19h, nos campi ofertantes de vagas, mediante apresentação da documentação exigida nos editais.

Os candidatos deverão estar atentos aos editais, que são voltados para públicos específicos: o Ingresso de Portadores de Diploma é para pessoas que já tenham curso de graduação e desejam fazer outro curso, no IFFluminense; o Reingresso é para estudantes em situação de “evasão” em Cursos Técnicos ou de Graduação no Instituto, que queiram retomar seus estudos; a Transferência Interna é para estudantes regularmente matriculados no IFF que queiram mudar de curso ou campus; a Transferência Externa é voltada para estudantes que fazem curso de graduação em outra instituição e têm interesse em ingressar no IFFluminense.

Ingresso de Portadores de Diploma

O Processo Seletivo destina-se a candidatos Portadores de Diploma de Curso de Graduação, cursado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que tenham interesse em ingressar nos Cursos de Graduação do IFFluminense, no 2.º semestre de 2017.

São ofertadas 61 vagas em cursos dos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, o comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, por meio de GRU Simples.

A seleção será realizada por meio de análise dos documentos apresentados pelo candidato e avaliação acadêmica. Os candidatos aos Cursos de Design Gráfico e Música farão prova de aptidão específica, de caráter eliminatório, no dia 11 de setembro de 2017. Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 157/2017.

Reingresso em Cursos de Graduação

O Processo Seletivo é destinado a estudantes em situação de “evasão” nos Cursos de Graduação do IFFluminense. São ofertadas 169 vagas, no 2.º Semestre de 2017, nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O reingresso de estudantes em situação de “evasão” se dará a partir do segundo período e estará condicionado à existência de vagas nos Cursos de Graduação do IFFluminense, para o período no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino.

O Processo Seletivo será realizado por meio de análise dos documentos apresentados pelo candidato e avaliação acadêmica. Os candidatos aos Cursos de Design Gráfico e Música farão prova de aptidão específica, de caráter eliminatório, no dia 11 de setembro de 2017. Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 158/2017.

Reingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio

Este Processo Seletivo destina-se a estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFFluminense em situação de “evasão”, há no máximo cinco anos, que queiram reabrir sua matrícula.

Estão sendo ofertadas 236 vagas para os Cursos Técnicos Integrados, Concomitantes e Subsequentes de Nível Médio, no 2.º Semestre de 2017, distribuídas entre os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã.

O reingresso de estudantes em situação de “evasão” está condicionado à existência de vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFFluminense, para o módulo/série no qual o candidato se enquadrar, após análise de aproveitamento de estudos por parte da Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino. As informações estão disponíveis no Edital nº 159/2017.

Transferência Externa

O Processo Seletivo de Transferência Externa 2017 – 2.º Semestre destina-se a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2017, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFFluminense.

São ofertadas 330 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Para este processo seletivo, o candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, o comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, por meio de GRU Simples.

A seleção será realizada por meio de análise dos documentos apresentados pelo candidato e avaliação acadêmica. Os candidatos às vagas dos Cursos de Design Gráfico e Engenharia Elétrica também farão prova de aptidão específica, de caráter eliminatório, no dia 11 de setembro, das 18h30min às 21h30min, no Campus Campos Centro. Todas as informações estão disponíveis no Edital nº 160/2017.

Transferência Interna

A seleção para Transferência Interna 2017 – 2.º Semestre é destinada aos estudantes de Cursos de Graduação do IFFluminense, que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi do Instituto.

São oferecidas 268 vagas para transferência de curso nos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, conforme o Edital nº 161/2017.


Mais do SFn